CULTURA
Show de Manu Saggioro na Caçambaria abre programação de 2024 com feira temática e oficinas culturais
Caçambaria Espaço Arte aprova projetos na Lei Paulo Gustavo, do estado de SP e, inicia atividades culturais gratuitas neste mês com a Viva Feira Raiz, que celebra os povos originários e terá show gratuito de Manu Saggioro
Caçambaria Espaço Arte aprova projetos na Lei Paulo Gustavo, do estado de SP e, inicia atividades culturais gratuitas neste mês com a Viva Feira Raiz, que celebra os povos originários e terá show gratuito de Manu Saggioro
A Caçambaria Espaço Arte, em Jaú, inicia uma série de atividades que abrangem realização de oficinas, feiras, atrações musicais, contação de histórias e muito mais.
A programação faz parte dos projetos selecionados pelo Governo do Estado, mediante a Lei Paulo Gustavo, o que demonstra mais uma vez a relevância no fomento à Cultura, através da economia criativa, circular e sustentável.
Os projetos selecionados pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo foram o “Voa Passarinho” e “Da Raiz a Copa”, por meio dos editais de Manutenção de Atividades Culturais e de Espaço, respectivamente.
“Voa Passarinho”
O “Voa Passarinho” compõe uma série de atividades no decorrer do ano, como oficinas,
feiras, contações de histórias, dentre outros eventos, todos relacionados à temática pré-determinada e com base na raiz da identidade e na diversidade cultural brasileira, sendo eles (Povos Originários, Influência da cultura africana no Brasil, movimento LGBTQIA+ e Acessibilidade Cultural). Além disso, ocorre o funcionamento diário da Biblioteca, a qual abriga pelo menos mil livros destinados à consulta e retirada, mediante cadastro.
Este projeto foi selecionado em 46 lugar, dos 453 projetos inscritos e é uma continuidade do #EuPassarinho, projeto proposto pela Caçambaria e selecionado pelo governo em 2022, por meio de editais do Proac.
“Da Raiz a Copa”
O projeto “Da Raiz a Copa”, é relacionado à manutenção do espaço e contempla a criação de palco, equipamento de som, iluminação e áreas adequadas para que as atividades aconteçam. Sala de brincar, espaço de tecnologia e arte, as quais vão disponibilizar ferramentas de acesso à tecnologia. Destaque para as ações de acessibilidade do espaço com a construção de piso tátil, rampa de acesso à entrada e aos cômodos e sanitário adaptado, são algumas das benfeitorias a serem executadas no local. São projetos que se complementam, diz Carolina Panini, gestora cultural, criadora da Caçambaria e autora dos projetos contemplados.
Viva Feira Raiz
O “Voa Passarinho’ começa no dia 18, às 16h, com a Viva Feira Raiz. A feira vai celebrar as tradições e culturas indígenas, com estandes de produtos artesanais, gastronomia e apresentações culturais.
A programação cultural contará com a apresentação de contos e músicas indígenas pela Comitiva Fulni-ô- grupo indígena que vive próximo ao rio Ipanema, no município de Águas Claras, em Pernambuco, os quais ainda preservam o idioma nativo, conhecido como língua “yatê”. O povo Fulni-ô luta para manter a união em torno de um projeto de bem viver, de respeito à Caatinga, aos seus ancestrais e sua espiritualidade, seguindo os ensinamentos das gerações passadas.
Show
A apresentação musical ficará por conta de Manu Saggioro que estreará o show “Arranjos para Folha e Pássaro”. Natural de Jaú e com 23 anos de experiência na arte, Manu estará acompanhada pelo arranjador e multi-instrumentista Rogério Plaza. Seu novo show promete encantar e sensibilizar o público para as questões ambientais.
Desde 2020 Manu integra o Quarteto Caipira Paulista om quem lançou o disco Origens e mantém agenda de shows em atividade pelo Brasil. Ao lado de Daísa Munhoz, desde 2016, compõe o projeto Dama Gaia que apresenta música sagrada em meditações e rodas de cura.
Lei Paulo Gustavo
Além dos editais de manutenção de atividades culturais e de manutenção do espaço, o governo lançou mais 22 editais e recebeu mais de 6 mil projetos em todo o estado.
A iniciativa é prevista pela Lei Paulo Gustavo, criada em 2022, em caráter emergencial devido à pandemia.
A lei representa o maior investimento do Governo Federal realizado no setor cultural do Brasil e destina 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional.
Destina-se a profissionais da Cultura, permitindo e acesso a recursos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição e bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada.