EPIDEMIA
Casos de dengue disparam em um mês em Jaú: salta de 896 para 3.171.Mortes eram 2 e agora são 6
Quatro mortes foram contabilizadas nos últimos 30 dias. A vítima mais recente é uma mulher de 62 anos, que não sofria de nenhuma doença
Quatro mortes foram contabilizadas nos últimos 30 dias. A vítima mais recente é uma mulher de 62 anos, que não sofria de nenhuma doença
Os números da dengue entre 15 de abril e 14 de maio mostram uma situação alarmante na cidade de Jaú. Além da disparada no número de casos positivos, saltando de 896 para 3.171, foram registradas mais quatro mortes por causa da doença. Era duas vítimas há um mês e agora são seis. As ações oficiais de combate ao transmissor da doença continuam.
Boletim divulgado neste dia 14 de maio pela Prefeiura de Jahu aponta que a cidade teve 506 novos casos oficiais da semana passada para esta. De janeiro a 14 de abril foram 896 casos. Mas, apenas no último mês, o crescimento foi de 253% no número de casos.
Parte se explica pelo ‘represamento’ dos exames, mas a maior parte é por causa da maior ocorrência da doença, conforme mostram as unidades de saúde lotadas. Quatro mortes foram contabilizadas nos últimos 30 dias. A vítima mais recente é uma mulher de 62 anos, que não sofria de nenhuma doença – não teve a identidade nem o bairro em que morava divulgados pela Secretaria da Saúde.
Abaixo, reproduzimos trecho de notícia publicada pelo HoraH Noticia sobre essa disparada na dengue. Fala sobre grande procura por serviços de saúde e de algumas ações em andamento. A reportagem original está neste link: Cidade confirma 6.a morte por dengue e ultrapassa 3 mil casos da doença – HORA H Notícia (horahnoticia.com.br)
Serviços públicos de saúde seguem lotados e os atendimentos hospitalares sempre muito requisitados. O que a Saúde tem feito são nebulizações com equipamentos acoplados em veículos para alcançar áreas de cobertura maiores. Nesta 3.a feira será a vez do Jardim Carolina, a partir das 18h; de amanhã a 6.a feira (dias 15, 16 e 17, respectivamente), o trabalho será realizado no populoso distrito de Potunduva.
A recomendação básica durante as nebulizações é que portas e janelas das casas fiquem abertas para o inseticida agir, mas alimentos e vasilhas de água e comida de animais de estimação devem ser cobertos; crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios devem ser isolados em um cômodo, evitando contato com o inseticida.
Outra providência adotada nesta semana em Jaú é o recolhimento de entulho e materiais inservíveis das residências. A campanha Cidade Limpa está percorrendo os bairros das 9h às 17h para transportar o que a população deixa nas calçadas e que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor da doença. A campanha vai até dia 21