DIA DA ÁRVORE

Águas de Jahu realiza ações pelo Dia da Árvore

As atividades foram iniciadas dia 16, com colaboradores da concessionária fazendo a limpeza da mata ciliar do Rio Jaú, no Jardim São José. 

Águas de Jahu realiza ações pelo Dia da Árvore
Divulgação
Publicado em 26/09/2024 às 17:13

As atividades foram iniciadas dia 16, com colaboradores da concessionária fazendo a limpeza da mata ciliar do Rio Jaú, no Jardim São José. 

Águas de Jahu realizou diversas atividades em comemoração do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. As atividades do Programa Olhar Ambiental envolveram estudantes, professores e a comunidade, reforçando o compromisso coletivo com a conservação ambiental. O objetivo principal foi ressaltar o papel fundamental das árvores na biodiversidade, no combate às mudanças climáticas e na melhoria da qualidade de vida.

As atividades foram iniciadas dia 16, com colaboradores da concessionária fazendo a limpeza da mata ciliar do Rio Jaú, no Jardim São José.  A Secretaria do Meio Ambiente (Semeia) apoiou a iniciativa, disponibilizando um caminhão para a coleta dos materiais recolhidos. Também foi realizado um plantio de mudas cedidas pela Semeia com alunos do 5º ano da Emef Prof. Jayme de Oliveira, nas margens do Rio Jaú. Na ação, foi enfatizada a importância das árvores para o ecossistema e o combate às mudanças climáticas.  “O evento proporcionou uma experiência prática e significativa, reforçando o compromisso com a conservação ambiental”, comentou a estagiária de Meio Ambiente, Caroline Ribeiro.

No dia 19, foi feita uma apresentação sobre a importância das árvores e depois criada uma horta orgânica de verduras e legumes na Emef Maria de Castro Magalhães. A horta não apenas ensina sobre alimentação saudável, mas também promove a conscientização sobre o cuidado com a terra e a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis. Encerrando a programação, no dia 20, foi feita uma trilha na Reserva Particular do Patrimônio Natural Amadeu Botelho com os alunos da escola Cemei Abel de Carvalho, os estudantes participando do Projeto Curumim, promovido pela unidade e oferecem programas de educação ambiental voltados para crianças e adultos, com foco na preservação do meio ambiente, na aproximação com a natureza e no resgate cultural.

“A trilha proporcionou uma oportunidade valiosa para que os alunos se conectassem com a biodiversidade local, aprendendo sobre a importância da conservação dos ecossistemas e o papel das árvores nesse contexto. Os participantes foram incentivados a observar a fauna e a flora da região, promovendo uma maior consciência ambiental e um entendimento mais profundo sobre a necessidade de proteger nossos recursos naturais’, destacou a analista Ambiental, Jacqueline Olmedo.