ÁGUAS DE JAHU

Águas de Jahu realiza atividades do Olhar Ambiental com 92 estudantes em novembro

No dia 6 de novembro, ocorreu a atividade "Aprendendo como reciclar”, na escola CMEI Prof. Paulo Brizola Tavares, onde alunos do Jardim II puderam aprender sobre práticas sustentáveis

Águas de Jahu realiza atividades do Olhar Ambiental com 92 estudantes em novembro
Publicado em 06/12/2024 às 8:16

Águas de Jahu realizou, durante o mês de novembro, atividades do Programa Olhar Ambiental com estudantes do município de Jaú. Ao todo, 92 estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior  participaram das atividades.

No dia 6 de novembro, ocorreu a atividade “Aprendendo como reciclar”, na escola CMEI Prof. Paulo Brizola Tavares, onde alunos do Jardim II puderam aprender sobre práticas sustentáveis e a importância do descarte adequado de resíduos. A atividade teve início com uma apresentação educativa sobre resíduos e a importância da reciclagem. Em seguida, os alunos participaram de uma dinâmica que também abordava o descarte correto do óleo usado de cozinha, que também é considerado um resíduo. Cada criança recebeu duas garrafas PET, nas quais criaram e colaram rótulos, com a finalidade de levar para casa e utilizá-las para armazenar o óleo usado, incentivando a coleta e o descarte adequado. A escola já faz parte da rede de ecopontos desde abril de 2023.  

Visita de alunos à ETA

 Já no dia 21 de novembro, alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Valéria Eliane Minguili, de Pederneiras, visitaram a Estação de Tratamento de Água da Águas de Jahu. Os colaboradores Luiz Otávio Mariano, Antônio Carlos Chiari e Matheus Leonardo Luchesi acompanharam os estudantes e explicaram detalhadamente os processos envolvidos no tratamento da água, desde a captação até a sua distribuição para a população. Durante a visita, os alunos puderam visualizar de forma clara e concreta os métodos utilizados para garantir a potabilidade da água, o que complementou o aprendizado teórico adquirido em sala de aula.

Visita à Fatec

As professoras Valéria Cristina C. Ricardo e Edilaine Fernanda Tortora Francisco destacaram a importância dessa experiência, afirmando que a visita ajudou a fixar o conteúdo e possibilitou que os alunos compreendessem melhor a aplicação prática dos conhecimentos sobre saneamento e recursos hídricos.  Além disso, as educadoras ressaltaram que essa atividade foi essencial para ampliar a percepção dos estudantes sobre a importância do tratamento da água para a saúde pública e o meio ambiente, oferecendo uma visão mais crítica e informada sobre o tema. A experiência também proporcionou aos alunos maior confiança e tranquilidade ao consumirem a água tratada, com a certeza de que todo o processo é realizado de maneira eficaz e segura.

Finalizando as atividades, no dia 27 de novembro, alunos do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Fatec Jahu visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sanej, como parte das atividades da disciplina de Saneamento Ambiental II, do 4º semestre. A visita foi conduzida pelo técnico de operações Antônio Carlos Chiari, que apresentou aos alunos o funcionamento e os processos envolvidos na estação.

O professor Carlos Henrique Conte, responsável pela disciplina, destacou a importância da visita técnica para o desenvolvimento prático dos alunos, proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos conceitos estudados em sala de aula. Os alunos, por sua vez, enfatizaram a relevância da experiência, ressaltando como a visita foi fundamental para visualizar, na prática, todos os processos de tratamento de esgoto, além de permitir a resolução de dúvidas e a aplicação de conhecimentos teóricos em um contexto real.

A analista Ambiental Jacqueline Olmedo destacou a importância do Programa Olhar Ambiental, que, por meio de uma variedade de atividades, atinge públicos de diversas faixas etárias. Assim, é alcançado o objetivo de difundir a educação ambiental, bem como a necessidade de se preservar o meio ambiente e, portanto, a qualidade de vida das pessoas.