Águas de Jahu realiza atividades do Olhar Ambiental e aprendem sobre tratamento

Durante a visita, os alunos aprenderam sobre as diferentes etapas do tratamento, desde a captação da água bruta até a sua distribuição para consumo

Águas de Jahu realiza atividades do Olhar Ambiental e aprendem sobre tratamento
Publicado em 22/07/2024 às 8:00

Durante a visita, os alunos aprenderam sobre as diferentes etapas do tratamento, desde a captação da água bruta até a sua distribuição para consumo

Águas de Jahu realizou, no último mês, atividades do Programa Olhar Ambiental. Vinte e oito do 2º ano do ensino médio da EE Professor Doutor Benedicto Montenegro realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) I, acompanhados pelas professoras Yani Missaci e Tatiana de Souza. A visita foi conduzida pelo operador Thiago de Souza, que forneceu informações sobre o tratamento e esclareceu as dúvidas dos estudantes.

Durante a visita, os alunos aprenderam sobre as diferentes etapas do tratamento, desde a captação da água bruta até a sua distribuição para consumo. O operador explicou também o funcionamento dos decantadores, filtros e reservatórios, bem como a importância dos tratamentos químicos e biológicos para garantir a qualidade da água. As professoras ressaltaram a importância dessas visitas para o aprendizado dos alunos, destacando como elas ajudam a contextualizar e aplicar os conceitos teóricos na prática.

No Abrigo Nosso Lar – que assiste crianças em situação de vulnerabilidade social -, foi realizada a dinâmica Circuito Verde, iniciando com um simulador de erosão que representava três tipos de solos: um exposto, um com gramíneas e outro com vegetação. Esse simulador demonstrou o comportamento da água ao passar por cada um desses solos, enfatizando a importância das matas ciliares para a proteção dos rios. Em seguida, foi demonstrado como se faz o tratamento de água e de esgoto por meio de frascos que ilustravam todas as fases de cada processo. Foi ressaltada ainda a importância da destinação correta dos resíduos, utilizando TNTs para representar as cores das lixeiras. Para encerrar, a concessionária realizou uma abordagem do Programa Trata Óleo, lembrando que o óleo de cozinha usado também é um resíduo que deve ser descartado corretamente.