BARRA / PEDERNEIRAS
Alunos do Sesi Barra Bonita e Pederneiras são campeões nacionais na Olimpíada Brasileira de Robótica e RoboCup
No total, os torneios renderam três premiações e uma vaga para competição internacional.
Equipe Biotech foi destaque na RoboCup com projeto de robô que joga futebol; Equipe Cyber Wolves faturou título na OBR com robôs inspirados no jogo Five Nights at Freddy`s (FNAF)
As equipes de robótica do Sesi Barra Bonita (Biotech) e do Sesi Pederneiras (Cyber Wolves) participaram com destaque em duas das maiores competições de robótica do país: a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a RoboCup 2024, realizadas entre os dias 11 e 17 de novembro, em Goiânia (GO). No total, os torneios renderam três premiações e uma vaga para competição internacional.
A equipe Biotech foi uma das sensações da RoboCup 2024. Formada pela técnica Ana Maria Papili Pagini e quatro membros – Bruno Roberto Papili Pagini, Enzo Losi Gutierres, Fernanda Pereira Gomes e Lucas Fernandes Castilho -, os representantes de Barra Bonita competiram na categoria Soccer Lightweight, competição cujo objetivo era projetar e programar robôs autônomos que jogam futebol.
Os robôs usam uma bola eletrônica bem equilibrada que emite um sinal infravermelho, criando uma interação que reproduz movimentos de jogo. Com esse projeto, a equipe se tornou campeã nacional e garantiu classificação para a etapa internacional da RoboCup 2025, que ocorrerá no mês de julho do próximo ano na cidade de Salvador (BA).
Segundo a técnica, o foco é desenvolver ainda mais as habilidades do projeto: “Temos expectativas bem positivas e pretendemos evoluir nosso robô e nossa programação, pois com a participação de equipes de diversos países, esperamos um alto nível de competição, com estratégias avançadas que desafiarão as capacidades dos robôs, tanto em movimentação quanto em trabalho em equipe automatizado”.
Os Cyber Wolves também se destacaram na competição. A equipe, formada pelo técnico Emerson Herique Mansano Barros e os membros Davi Aleixo Menezes, Guilherme Augusto Cantatore, Heitor Crepaldi Segato e Isaac Luis Augusto, foi campeã da modalidade Artística – Nível 1 da OBR.
Essa categoria mistura Arte e Tecnologia e, no desafio, os alunos trouxeram uma referência do mundo dos games para criar um espetáculo de performance com robôs inspirados no jogo Five Nights at Freddy`s (FNAF). Misturando diferentes tecnologias como LEGO Spike, LEGO EV3, Microbit, Arduino e Lego NXT, foi recriada a fase ambientada na pizzaria em que os animatronics tentam capturar uma das crianças.
Equipe Cyber Wolves, da Escola Sesi Pederneiras (Foto: Acervo Sesi SP)
A Cyber Wolves, em parceria com uma equipe do Espírito Santo, ainda conquistou o prêmio especial SuperTeams, uma categoria em que os times colaboram para resolver desafios extras da modalidade artística. “Nossa experiência na OBR foi transformadora, não apenas pela vitória, mas também pela criação da cultura da robótica na escola, trouxe motivação e despertou o desejo de outros estudantes a participarem da equipe e competições”, declarou Emerson.
Além das duas equipes da região, outras cinco equipes de escolas Sesi SP foram premiadas na OBR, sendo elas das unidades Sesi Batatais, Sesi Araras, Sesi Franca, Sesi Hortolândia e Sesi Santa Cruz do Rio Pardo. “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos este ano. O desempenho dos nossos alunos superou as expectativas, e ficou evidente o progresso dos estudantes nas diversas modalidades disputadas pelo SESI-SP”, comemorou Daniele Ortiz Bonicio, coordenadora técnica educacional.