BARIRI
Bariri sedia ‘A Magia do Stop Motion’ a partir de segunda-feira, 21
Esta exposição interativa convida o público a mergulhar no fascinante universo do stop motion, uma técnica que anima objetos por meio de fotografias sequenciais. Com entrada gratuita
Exposição interativa gratuita acontece no Centro Cultural Mário Fava.
De 21 a 25 de outubro, e novamente em 29 e 30 do mesmo mês, Bariri será o palco de um evento cultural singular com o projeto “A Magia do Stop Motion”. Esta exposição interativa convida o público a mergulhar no fascinante universo do stop motion, uma técnica que anima objetos por meio de fotografias sequenciais. Com entrada gratuita, o evento oferece atividades lúdicas e educativas, ocorrendo diariamente das 10h às 16h no Centro Cultural Mário Fava de Bariri, situado na Avenida José Jorge Resegue, 687.
A produção executiva de “A Magia do Stop Motion” é da Ativaz Produções e o projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo de Bariri. Durante o evento, turmas de escolas municipais visitarão o local, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de aprendizado e interação com o mundo do cinema de animação.
A mostra conta com mais de 20 cenários e bonecos de filmes premiados da produtora jauense Bela Balela, todos dirigidos por Ricardo Rodrigues. Os visitantes terão a chance de explorar práticas de criação em stop motion, modelagem de bonecos, direção audiovisual e dublagem. Cenários e bonecos dos filmes “Zinho, o Filhote” e “3 Marias – Catador de Aranhas” servirão de pano de fundo para essa imersão cinematográfica.
No dia 30 de outubro, para encerrar o evento, serão realizadas duas sessões gratuitas dos filmes “O Mundo de Diego” e “Zinho, o Filhote” às 9h30 e às 13h30, abertas ao público. Todas as exibições contarão com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição, Libras e legendas, assegurando a inclusão de participantes com deficiência.
“O Mundo de Diego”, desenvolvido durante oficinas na APAE de Bariri, destacou-se em diversos festivais nacionais, conquistando prêmios significativos. No Festival Internacional de Filme e Educação de 2023, foi aclamado como Melhor Animação, e no 16º Curta Taquary, recebeu o mesmo reconhecimento. Além disso, no Festival de Cinema Amador Escolar “Abacaxi de Ouro” de 2023, foi premiado por Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, evidenciando sua qualidade artística e criatividade.
Texto: Mauê Duarte – Ativaz Produções