DIOCESE DE JAÚ

Bispo passa por Jaú dias antes da Posse Canônica, marcada para 7 de setembro: veja programação

A presença do bispo em Jaú gera grande entusiasmo entre os fiéis, que aguardam ansiosamente por sua posse.

Bispo passa por Jaú dias antes da Posse Canônica, marcada para 7 de setembro: veja programação
Bispo de passagem por Jaú. FOTO: REDE SOCIAL IGREJA MATRIZ
Publicado em 01/09/2024 às 9:00

Mudanças e expectativas marcam a chegada de Dom Francisco Carlos da Silva

A Diocese de Jaú, recém-criada, está em contagem regressiva para um dos momentos mais importantes de sua história: a posse canônica de Dom Francisco Carlos da Silva como seu primeiro bispo. A celebração, que estava prevista para ocorrer no Ginásio de Esportes Flávio de Melo, foi transferida para a Catedral Nossa Senhora do Patrocínio, no dia 7 de setembro, às 15h. A mudança, segundo o padre Anderson Cardoso, se deu por questões canônicas.

A cerimônia será presidida por Dom Gianbattista Diquattro, núncio apostólico do Brasil, e marcará um novo capítulo para a vida religiosa da cidade. A expectativa é de que a presença de Dom Francisco traga um novo impulso para a evangelização e para as ações sociais da Igreja Católica em Jaú e região.

Visita e preparativos

Dom Francisco Carlos da Silva já antecipou sua chegada a Jaú, visitando a cidade nesta quarta-feira (28/8). Acompanhado de padres da Diocese de Lins, o futuro bispo trouxe seus pertences para sua futura residência e foi recepcionado pelo padre Márcio Gaido.

A presença do bispo em Jaú gera grande entusiasmo entre os fiéis, que aguardam ansiosamente por sua posse. A nova diocese abrange 15 municípios e conta com 47 paróquias, atendendo a uma população de cerca de 434 mil habitantes.

Um novo tempo

A criação da Diocese de Jaú representa um marco importante para a Igreja Católica na região. A posse de Dom Francisco Carlos da Silva simboliza o início de uma nova era, marcada pela esperança e pela renovação.

A nova diocese

A criação da Diocese de Jaú foi anunciada pelo Papa Francisco em junho, desmembrando-a da Diocese de São Carlos e tornando-a sufragânea da Arquidiocese Metropolitana de Campinas. Dom Francisco Carlos da Silva, que será transferido da Diocese de Lins, foi nomeado o primeiro bispo da nova diocese.

Formam o território da nova Diocese de Jaú os seguintes municípios: Jaú-SP, Bariri-SP, Barra Bonita-SP, Bocaina-SP, Borborema-SP, Brotas-SP, Dois Córregos-SP, Ibitinga-SP, Itaju-SP, Itápolis-SP, Itapuí-SP, Mineiros do Tietê-SP, Nova Europa-SP, Tabatinga-SP, Torrinha-SP. FONTE: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-06/papa-francisco-diocese-jau-nomeacao-primeiro-bispo.html

RELEMBRE

Papa cria Diocese de Jaú e nomeia dom Francisco seu primeiro bispo. CNBB saúda fiéis