ELITE

Copa Elite promove espírito esportivo e solidário em Jaú: pais e alunos em atividades conjuntas

Juntos, pais e responsáveis participam de atividades como guerra com bolas, corrida com obstáculos, pique-bandeira, queimado, dodgeball, passa e derruba

Copa Elite promove espírito esportivo e solidário em Jaú: pais e alunos em atividades conjuntas
Divulgação
Publicado em 24/08/2024 às 8:00

Juntos, pais e responsáveis participam de atividades como guerra com bolas, corrida com obstáculos, pique-bandeira, queimado, dodgeball, passa e derruba

Na intenção de reforçar a prática de atividades esportivas na rotina de seus alunos, o Elite Rede de Ensino vai promover a Copa Elite, no sábado (24), em Jaú/SP. A expectativa é de que o torneio receba os alunos e responsáveis da unidade para praticar atividades esportivas, proporcionando diversão, aprendizagem e oportunidades de crescimento emocional. A competição organizou também o Elite do Bem, estimulando os alunos a doarem produtos de higiene que serão enviados para o Centro Dia Idoso, de cuidado com idosos.

Para Fabiano Gavaldão, diretor da unidade Jaú, esta é uma oportunidade de os alunos aprenderem a lidar com a competição de forma saudável, entendendo que tanto ganhar quanto perder faz parte da experiência, assim como é igualmente importante estimular a solidariedade. “Reunimos a nossa comunidade escolar para mostrar que, através de eventos esportivos e solidários como a Copa Elite, buscamos ensinar aos nossos alunos valores fundamentais como respeito, empatia e responsabilidade social. Queremos que eles não apenas brilhem nos esportes, mas que também se tornem pilares em suas comunidades, prontos para fazer a diferença no mundo”, afirma.

A Copa Elite acontecerá, ao longo do ano, em todas as suas 53 unidades espalhadas por oito estados do País e o Distrito Federal. Juntos, pais e responsáveis participam de atividades como guerra com bolas, corrida com obstáculos, pique-bandeira, queimado, dodgeball, passa e derruba. “Esta é uma forma de ajudá-los a lidar com a frustração. É comum associar a derrota a um sentimento de fracasso, no entanto, ensinar as crianças a lidar com a perda é essencial para sua formação e seu desenvolvimento emocional”, completa a professora de Ed. Física, Amanda Vicentini. 

Para entrar no clima da Copa Elite, separamos oito dicas importantes para que os pais possam ajudar os seus filhos a competirem de forma saudável:

1. Explique o que é fair play (jogo limpo): fair play vai além de seguir as regras. É sobre respeitar os colegas, ser honesto e ter uma atitude positiva, independentemente do resultado. Ao ensinar isso aos nossos filhos, estamos plantando sementes de valores que os acompanharão por toda a vida. 

2. Comunique-se abertamente: incentive seus filhos a expressarem seus sentimentos após uma derrota. Ouça atentamente e valide suas emoções, mostrando que é normal sentir-se frustrado ou triste. 

3. Destaque o aprendizado: ajude-os a enxergar a derrota como uma oportunidade de aprendizado. Discuta o que pode ser melhorado na próxima vez e como eles podem crescer a partir dessa experiência. 

4. Celebre o esforço e o progresso: elogie o esforço e o progresso, independentemente do resultado final. Valorize o caminho que estão percorrendo para melhorar suas habilidades.

5. Ensine tolerância às vitórias e derrotas: explique que em qualquer competição há vencedores e perdedores. Ensine-os a respeitar as conquistas dos outros e a lidar com as próprias derrotas de forma construtiva. Isso ajuda a desenvolver empatia e resiliência.

6. Seja um modelo: lembre-se de que seus filhos aprendem muito observando você. Demonstre como lidar com situações competitivas com maturidade e equilíbrio emocional. Seja um exemplo de fair play e respeito mútuo.

7. Promova o espírito de equipe: destaque a importância de trabalhar em equipe e apoiar uns aos outros. Ensine que o valor dos jogos vai além dos resultados individuais e está na camaradagem e no companheirismo.8. Use as derrotas como oportunidades de aprendizado: ajude seus filhos a enxergarem as derrotas como chances de aprender e crescer. Explique que os desafios fazem parte do caminho para o sucesso e que é normal enfrentar obstáculos.