DENGUE MATA

Crianças de 10 e 11 anos começam a ser vacinadas contra a dengue em Jaú

Todas as unidade de saúde vão aplicar o imunizante. Boletim divulgado nesta terça mostra que são 2.665 casos positivos de dengue

Crianças de 10 e 11 anos começam a ser vacinadas contra a dengue em Jaú
Publicado em 07/05/2024 às 15:12

Todas as unidade de saúde vão aplicar o imunizante. Boletim divulgado nesta terça mostra que são 2.665 casos positivos de dengue, quase 600 só na última semana

Com ritmo forte de transmissão da dengue, a cidade de Jaú vai dar início nesta quarta-feira à vacinação contra a dengue. Mas apenas para crianças de 10 e 11 anos de idade. Todas as unidade de saúde vão aplicar o imunizante. Boletim divulgado nesta terça mostra que são 2.665 casos positivos de dengue (registrados pela Secretaria de Saúde). São 595 a mais do que na semana passada e 1.200 em 15 dias.

Abaixo, a nota da Prefeitura sobre a vacinação:

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, informa que terá início nesta quarta-feira (08) a campanha de vacinação contra a dengue em nossa cidade. Neste primeiro momento, foram repassadas pelo Ministério da Saúde ao nosso Município apenas 1945 doses do imunizante, quantidade suficiente para vacinar exclusivamente crianças com idades entre 10 e 11 anos.

TODAS AS UNIDADES -Todas as unidades de saúde da cidade contarão com doses da vacina. Para ser imunizada, a criança deve estar acompanhada por um responsável e apresentar a carteirinha de vacinação, bem como um documento de identificação. Não é necessário realizar agendamento.

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e segunda.

Crianças que foram recentemente contaminadas pelo vírus da dengue devem esperar pelo menos 6 meses para que o ciclo vacinal tenha início. A vacina da dengue também não pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do calendário de vacinação.

NOVOS LOTES – Novos lotes do imunizante devem ser repassados para a nossa cidade ao longo das próximas semanas. A Prefeitura mantém contato com o Ministério da Saúde e com o Departamento Regional de Saúde (DRS) e divulgará informações relativas a alteração de público-alvo tão logo haja essa possibilidade.

Cabe reforçar que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue de forma gratuita.