EPISURDO 2024

EPISURDO Diálogos leva temas empreendedorismo, inclusão e criatividade à comunidade surda

Com palestras transformadoras e acessíveis, o evento reforça que o empreendedorismo é uma prática que pode inspirar e transformar a sociedade como um todo.

EPISURDO Diálogos leva temas empreendedorismo, inclusão e criatividade à comunidade surda
Palestra de Rafael Somera no Epicentro traduzida para Libras por Adriano Romin é parte das ações do EPISURDO no ano de 2020.
Publicado em 07/12/2024 às 8:00

Evento será no formato virtual e está marcado para o dia 12 de dezembro, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do EPISURDO

O maior evento virtual do país sobre empreendedorismo e inovação para a comunidade surda chega a sua quarta edição. Idealizado para inspirar e ampliar as oportunidades ao público surdo, o EPISURDO Diálogos 2024 será realizado no dia 12 de dezembro, às 19h, e contará com transmissão em tempo real via internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://episurdo.com.br .

O evento, que reúne uma série de palestras e painéis, será dividido em 3 (três) eixos principais: empreendedorismo, inclusão e criatividade. Palestrantes renomados e com grandes histórias de superação, resiliência e sucesso irão contar mais sobre suas jornadas e dar detalhes sobre o caminho que trilharam para gerar oportunidades de negócio ao longo do tempo.

O EPISURDO Diálogos é aberto ao público em geral, porém é importante frisar que ele foi pensado para atender as necessidades das pessoas surdas e para que elas ocupem papel de protagonismo. Por isso, a Língua Brasileira de Sinais tem lugar de destaque durante todo o evento. Outra prioridade é ofertar legenda de qualidade, que ajude no processo de compreensão das pessoas ensurdecidas.

O objetivo das palestras é inspirar comportamentos empreendedores nas pessoas surdas e com deficiência auditiva, a fim de que elas possam mostrar todo seu potencial. Em sua quarta edição, a iniciativa, aliás, tem gerado inúmeros frutos. “O EPISURDO conseguiu trazer para a comunidade de falantes de sinais o assunto de uma forma madura e consistente. Prova disso é que muitos surdos se encorajaram a montar seus próprios negócios e houve um aumento do assunto na comunidade de falantes de Libras em diferentes espaços. É como se uma porta a mais fosse aberta para que as pessoas surdas possam ir e vir livremente nessa área de conhecimento”, destaca um dos organizadores do evento, Adauto Caramano, que é cofundador da Duas Mil Mãos Acessibilidade.

A edição 2024 conta com o patrocínio do Sebrae, conhecido por ser a principal referência de empreendedorismo no país, a agência de marketing digital

Cento e Vinte, o escritório GVC Advogados, a Escola Fazedores, que atua na mentoria em negócios e liderança, e a SampMedia, produtora audiovisual.

PROGRAMAÇÃO E DESTAQUES DE 2024

O EPISURDO Diálogos será transmitido ao vivo pelo canal oficial do evento e terá programação das 19h às 21h30, com acesso gratuito mediante inscrição no site https://episurdo.com.br . O professor de Libras e empreendedor surdo, Fernando Ramazzine, será o responsável pela apresentação do time de convidados, que conta com palestrantes surdos, surdocegos e ouvintes (como são chamadas as pessoas que ouvem pela comunidade de surdos).

UMA JORNADA DE INOVAÇÃO E ACESSIBILIDADE DESDE 2020

Criado em 2020, durante a pandemia, por Adauto Caramano, Adailto Caramano e João Fernando Ramazzine, o EPISURDO surgiu a partir de uma experiência em um evento de empreendedorismo com nome parecido, o Epicentro. Desde então, já foram realizadas 3 edições: EPISURDO 2020, EPISURDO TALKS E SEMANA EPISURDO 2021.

O termo “EPISURDO”, derivado de “epicentro do empreendedorismo surdo”, é uma provocação visual e sonora. O nome todo em caixa alta simboliza a urgência de uma comunicação que valoriza a inclusão e coloca a Libras (Língua Brasileira de Sinais) em destaque.

No ano de 2024, pela primeira vez, o EPISURDO Diálogos irá ocorrer em formato híbrido. O evento será transmitido diretamente do CIESP na cidade de Jaú, conectando e inspirando pessoas surdas de todo o país.

SERVIÇO:

Mais imagens sobre as versões anteriores do EPISURDO: https://drive.google.com/drive/folders/10NAaqiGstnY7XcF535k060pnmUTtGCno?usp=sharin g

Conheça um pouco mais sobre os palestrantes:

  Alessandra Ciuffo   Liderança no Programa Nacional Plural pelo Sebrae Nacional. Na Unidade de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão é responsável pelo processo de atendimento inclusivo.
  Mariana Grecco   Gestora Estadual do Programa de Acessibilidade e Inclusão do Sebrae/SP explica mais sobre o atendimento aos empreendedores surdos.
  Carlos Alberto Jr.   É uma pessoa surdocega, não ouve nem enxerga, mas conhece o mundo pelo tato. Atua há 16 anos como massoterapeuta e se comunica pela Libras Tátil.
  Thierry Marcondes   Especialista em inovação, impacto e acessibilidade, com habilidades em futurismo, tendências e desenvolvimento de produtos e tecnologias. Surdo oralizado, ele compartilha sua experiência com networking.
  Gilberto Lopes   Começou a trabalhar aos 15 anos como office-boy, motorista de hotel, promotor de vendas, coordenador de equipe, até chegar a função de CEO. Soma 20 anos empreendendo, R$ 700 milhões de receita gerada e registrou mais de 14 mil funcionários.
  Bruna Filadelfo   Cozinheira de mão cheia, Bruna é cozinheira e confeiteira. Surda profunda falante de Libras, ensina toda a comunidade surda com as suas dicas e receitas cheias de temperos secretos que dão um sabor especial aos seus produtos.
  Carol Panini   Uma talentosa arte-educadora com formação em artes cênicas, especializada em cenografia, desenvolvimento sustentável e economia circular, é o coração pulsante da Caçambaria, convertendo mais de 150 toneladas de resíduos sólidos em arte e peças de decoração.
  Paulo Laia   Atleta surdo, campeão peso meio-médio de MMA, dentre as inúmeras conquistas, ostenta o cinturão de ouro do torneio CFC e manda o seu recado para os empreendedores surdos.
  Diana Kyosen   Presidente da CBDS, ex-atleta de Futsal da Seleção Brasileira, conquistou, em 2015, o vice-campeonato mundial, em Bangkok (Tailândia) e tem no esporte sua paixão. Seu 1º mandato foi marcado por grandes conquistas: 1ª representante da CBDS e a 1ª representante surda a integrar o Conselho Nacional do Esporte do Ministério do Esporte; conquistou importantes premiações em reconhecimento ao trabalho realizado como presidente da CBDS, em prol da comunidade surda. Diana também foi a 1ª representante do Brasil e da América Latina nomeada para compor a Comissão de Mulheres no Esporte do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD).
  Filipe Macedo   Mais conhecido como Passarinho, nasceu em Osasco (SP). É deficiente auditivo com perda auditiva bilateral. Encantou-se com a Libras em 2006, quando iniciou seus estudos na língua, e desde então não parou de se comunicar com as mãos. É escritor, contador de histórias e professor. Por onde passa, carrega consigo a Libras como uma importante ferramenta de conexão com as pessoas. Um de seus maiores sonhos é que o Brasil se torne um país referência em acolhimento e inclusão para pessoas com deficiência. Ele é autor de outros livros para a infância, como: Pedra, Meu reino por um troninho, Adeus, prô! e Família da Libras.
  Carlos Henrique Torres   Ator mirim, Carlos Henrique Torres começou a sua carreira bem jovem quando participou da campanha Dia dos Pais do Bradesco em 2019, também da campanha traduzindo a música do grupo Palavra Cantada em 2021 e do clipe sertanejo “Você Conseguiu”, no ano de 2022. Falante de Libras e estudante de um colégio de surdos, Carlos é um garoto muito comunicativo, o que fez surgir o convite para contribuir na tradução para Libras dos livros “Família da Libras” e “Quando as mãos podem falar”, do autor Filipe Macedo.