UNOESTE

Equipe da Medicina Jaú da Unoeste faz intercâmbio em cirurgia robótica

As alunas irmãs Fernanda e Fabiana Zaidan abriram o caminho para o intercâmbio nos hospitais universitários Azienda Ospedaliero Universitaria Pisana e Ospedale Cisanello

Equipe da Medicina Jaú da Unoeste faz intercâmbio em cirurgia robótica
Fabiana, Bianca, Dr. Andrea Giannini, Fernanda e Gustavo (Foto: Cedida)
Publicado em 07/07/2024 às 14:04

Pela segunda vez duas alunas voltam à Universidade de Pisa, acompanhadas de mais dois colegas de faculdade

Novo intercâmbio internacional na Itália é realizado por duas alunas da Faculdade de Medicina de Jaú, da Unoeste. O primeiro foi de 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023. Agora, acontece com duração de 25 dias, a partir de 7 de julho. Mais dois alunos estão envolvidos pelo Programa Visiting Studant, recebidos pela Universidade de Pisa (Unipi), na Itália. O foco é a cirurgia robótica, a técnica mais moderna em procedimentos minimamente invasivos.

As alunas irmãs Fernanda e Fabiana Zaidan abriram o caminho para o intercâmbio nos hospitais universitários Azienda Ospedaliero Universitaria Pisana e Ospedale Cisanello. Ainda que não oficialmente a colega Bianca Gaioto esteve com elas, sendo que neste ano voltou em caráter oficial, fazendo parte da equipe que inclui o colega Gustavo Frari. O professor doutor Vinicius Cestari, que fez pós-doutorado na Unipi, foi quem abriu o caminho para as duas oportunidades de estágio.

Ponto central de interesse

Existe nessa relação o apoio e estímulo do coordenador do curso de Medicina de Jaú, Dr. José de Oliveira Costa Filho, e da coordenadora administrativa do campus da Unoeste em Jaú, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso. A recepção na Itália é dos doutores Andrea Giannini e Tommaso Simoncini, ambos formados pela Unipi e com brilhantes carreiras profissionais. O Dr. Andrea é especialista em ginecologia e obstetrícia.

Também é mestre universitário nível 2 em cirurgia multidisciplinar de assoalho pélvico, além de dirigir o departamento no qual atua há mais de oito anos. O Dr. Tommaso tem sua formação associada a fellowship na Harvard Medical School, especialista em ginecologia e obstetrícia, mestre, doutor e Phd em clínica e cirurgia ginecologia e reconstrução de assoalho pélvico, além de dirigir o departamento de cirurgia e ginecologia há 12 anos.

O programa acontece no departamento de ginecologia e obstetrícia do Azienda Ospedaliero Universitaria Pisana e no Ospedale Cisanello especificamente para as cirurgias robóticas realizadas pelo Robô Da Vinci XI, que possui o sistema robótico mais evoluído para as cirurgias minimamente invasivas, sendo este o ponto central de interesse dos alunos da Faculdade de Medicina de Jaú, da Unoeste que também tem campi em Presidente Prudente e Guarujá.