CAÇAMBARIA
Escritor indígena vem a Jaú para compartilhar saberes, contar histórias e capacitar educadores
Serão dois dias de eventos em que o público infantil e educadores terão oportunidades únicas para conhecer e aprender mais sobre a cultura indígena
Caçambaria Espaço Arte recebe o escritor indígena Cristino Wapichana para compartilhar saberes em evento que terá além de contação de histórias indígenas para crianças, oficina para educadores.
Em continuidade ao projeto “Voa Passarinho” contemplado na Lei Paulo Gustavo, a Caçambaria Espaço Arte recebe nos dias 30 e 31 de agosto, o escritor Cristino Wapichana que irá falar da importância dos povos indígenas na formação e cultura do povo brasileiro. Serão dois dias de eventos em que o público infantil e educadores terão oportunidades únicas para conhecer e aprender mais sobre a cultura indígena.
Contação de histórias
No dia 30, às 14h, o espaço abre as portas para a contação de histórias, apresentando o livro “Ceuci, a Mãe do pranto”. O livro de Cristino Wapichana reconta a lenda indígena do povo Anambé (Pará), narrada agora pelo próprio escritor. O pequeno leitor é apresentado, de forma lúdica e divertida, à história de um curumim que decide se aventurar em uma pesca, contrariando os conselhos de sua mãe. Corajoso, ele se julgava mais esperto do que todos. No entanto, mal sua jornada começa e o pequeno encontra Ceuci sobre uma canoa. A partir disso, a narrativa se transforma em uma incrível aventura, que será vivenciada pelas crianças. “Mesmo antes de aprender a ler, elas vão adorar ouvir histórias, manusear os livros e admirar as gravuras coloridas” afirma Carolina Panini, gestora da Caçambaria Espaço Arte. E destaca a importância da implantação da “Biblioteca Eu Passarinho”, em pleno funcionamento. Além sala de leitura remodelada, a biblioteca possui acervo atualizado com obras literárias infantis e para adultos e, funciona de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.
Oficina
No dia 31, sábado, das 9h às 14h será a vez de educadores trabalharem questões identitárias e tornar atividades pedagógicas atrativas à criança. Nesse contexto, o método da contação de histórias está entre as práticas mais positivas para atrair a atenção do público infantil. Pensando nisso, a Caçambaria Espaço arte propõe uma formação em contação de história indígena para educadores de Jaú e região. A oficina vai oferecer certificado e para participar os educadores devem se inscrever no link: Inscreva-se
O autor
Cristino Wapichana é escritor, músico, compositor, cineasta e contador de histórias. Patrono da Cadeira 146 da Academia de Letras dos Professores (APL) da Cidade de São Paulo. É autor do livro A Boca da Noite, traduzido para o dinamarquês e sueco, este vencedor da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY); Escritor brasileiro escolhido pela Seção IBBY Brasil para figurar a Lista de Honra do IBBY 2018: Prêmio FNLIJ 2017 nas categorias Criança e Melhor Ilustração; Prêmio Jabuti 2017; finalista do Prêmio Jabuti 2019. Selo White Revens – Biblioteca de Munique – 2017. Medalha da Paz – Mahatma Gandhi 2014. Livros selecionados para o clube de leitura da ONU 2021. Selo da Cátedra da Unesco – 2022.
Serviço: Caçambaria Espaço Arte
Rua Tenente Lopes, 1569, Jaú.
Telefone : (14) 3416-3720
Instagram: @caçambaria