HORAH / PULANDO DO BARCO

Homem-forte de Ivan Cassaro pede exoneração após escândalo de suposta propina e pagamento de PIX a aliados

As denúncias explodiram após declarações do empresário Jocimar Joaquim Pereira, vítima de acharques para bancar a tal rede de apoio que incluía radialistas, donos de páginas no Facebook, servidor comissionado e até marketeiro

Homem-forte de Ivan Cassaro pede exoneração após escândalo de suposta propina e pagamento de PIX a aliados
Ivan Cassaro e Marco Cipola: parceiros de longa data
Publicado em 18/09/2024 às 21:33

Reportagem com detalhes da saída de Marco Cipola da Secretaria de Assistência Social está no portal HoraH Notícia, reproduzida aqui; Cipola é parceiro de Cassaro desde antes da vitória nas urnas

A seguir, a notícia publicada no portal HoraH Notícia, sobre a exoneração anunciada nesta quarta-feira.

Marco Lúcio Cipola não é mais secretário da Assistência e Desenvolvimento Social do governo Ivan Cassaro. Publicada na edição 1.174-B Extra desta 4.a feira 18, a portaria nº 3.930 fez a exoneração dele, a pedido, a partir dessa mesma data. O documento é assinado pelo secretário de Governo Paulo Gabriel Ivo.

Considerado homem de extrema confiança do prefeito Ivan de longa data, Marco é pivô de recente escândalo de suposta corrupção na administração municipal. Segundo denúncias feitas diretamente ao Ministério Público e lavradas em Ata Notarial, conforme já noticiado por HORAH, ele teria sido uma espécie de operador de suposta cobrança de propina de empresa prestadora de serviço à Prefeitura, para pagamento de PIX a aliados do governo que atuariam politicamente em favor da reeleição de Ivan Cassaro.

As denúncias explodiram após declarações do empresário Jocimar Joaquim Pereira, vítima de acharques para bancar a tal rede de apoio que incluía radialistas, donos de páginas no Facebook, servidor comissionado e até marketeiro. A Ata Notarial foi lavrada no 2.o Tabelião de Notas e de Protesto de Jaú no dia 3 deste mês, onde constam 24 trocas de mensagens de WhatsApp entre Marco Cipola e Jocimar, nas quais o então secretário pede ajuda para fazer PIX aos aliados; o dinheiro, tudo indica, saía dos pagamentos da reforma do campo municipal, mas que viviam atrasando.

O pedido de exoneração de Marco Cipola foi publicado após a edição extra 1.174-A do Jornal Oficial da 3.a feira 16 ter noticiado a rescisão do contrato da Prefeitura com a empresa de Jocimar, a Amplitude Infraestrutura e Saneamento, por alegada “inexecução parcial do contrato, onerando os cofres públicos”. A exoneração foi ainda precedida da divulgação de uma Nota à Imprensa, em que a administração Ivan Cassaro diz estar tomando providências para apurar as acusações.