PREVENÇAI À AIDS

JAHU CONQUISTA SELO BRONZE DE BOAS PRÁTICAS EM HIV/AIDS

Neste ano a certificação proposta pelo Programa Estadual IST/Aids foi entregue para 160 municípios do Estado de São Paulo.

JAHU CONQUISTA SELO BRONZE DE BOAS PRÁTICAS EM HIV/AIDS
Jahu foi representado pelas enfermeiras Flávia Catto - Vigilância Epidemiológica e Tatiana Fava - coordenadora do programa IST/Aids CTA.
Publicado em 30/06/2024 às 17:59

Neste ano a certificação proposta pelo Programa Estadual IST/Aids foi entregue para 160 municípios do Estado de São Paulo.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu nesta quarta-feira (26) Selo Bronze de Boas Práticas em HIV/Aids, durante o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/Aids, na capital paulista.Neste ano a certificação proposta pelo Programa Estadual IST/Aids foi entregue para 160 municípios do Estado de São Paulo.

Nosso município foi premiado por apresentar crescimento expressivo de mais de 50% nos indicadores de saúde relacionados ao HIV/Aids em 2023. A participação atuante das Unidades de Saúde, Vigilância Epidemiológica, CTA e Ambulatório de Infectologia foi fundamental para atingir esse índice.

O fórum foi realizado com objetivo de atualizar coordenadores municipais sobre as principais questões de prevenção e combate ao HIV. Jahu foi representado pelas enfermeiras Flávia Catto – Vigilância Epidemiológica e Tatiana Fava – coordenadora do programa IST/Aids CTA

LEIA MAIS SOBRE O FÓRUM EM NOTÍCIA DO SITE https://agenciaaids.com.br/

Durante dois dias o Espaço Hakka Eventos sediou o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/Aids, organizado pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids. O evento reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater diretrizes e políticas públicas voltadas ao combate das ISTs e HIV/Aids no estado de São Paulo.

A abertura oficial contou com a participação de Artur O. Kalichman, do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST da SVSA/MS, que ressaltou os avanços e desafios na implementação das políticas nacionais. Rodrigo Pinheiro, do Fórum de ONG/Aids de SP, enfatizou a necessidade de apoio contínuo às organizações não governamentais.

Jéssica Pires Camargo, da Coordenação de Controle das Doenças/SES SP, e Fabiana de Oliveira, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas de SP, trouxeram valiosas perspectivas sobre coordenação e mobilização comunitária.

Alexandre Gonçalves, Diretor do CRT falou sobre o compromisso do estado em eliminar a AIDS até 2030 e as estratégias de prevenção e tratamento em parceria com a sociedade civil.

Após a abertura, Artur O. Kalichman conduziu a conferência sobre as diretrizes nacionais e o Plano Nacional de Eliminação da AIDS, que inclui:

1. Ampliar o acesso às ações de promoção, prevenção combinada, educação e comunicação em saúde.

2. Qualificar a oferta de diagnóstico e estratégias de vinculação ao HIV/Aids.

3. Melhorar o acesso ao cuidado integral e a vinculação e retenção ao tratamento.

4. Fortalecer a integração da sociedade civil, reduzindo o estigma e a discriminação.

5. Eliminar a transmissão vertical do HIV como problema de saúde pública.