DIREITOS DAS MULHERES
Jahu elege 6 delegadas para a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de São Paulo
Na nota enviada à imprensa não foram informadas as propostas aprovadas no encontro.

Evento municipal debateu propostas e elegeu representantes para a próxima etapa, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto
Jaú e busca pela defesa dos direitos das mulheres. Foi realizada na cidade na quarta-feira (23) a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, oportunidade em que foram debatidas propostas e eleitas as representantes para a próxima etapa da conferência, agora em nível estadual. Na nota enviada à imprensa não foram informadas as propostas aprovadas no encontro.
Ao fim dos trabalhos, foram eleitas seis delegadas que representarão o município na V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Estado de São Paulo, a ser realizada de forma remota nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, das 9h às 18h. Quatro delegadas são representantes da sociedade civil, e duas integram o poder público.

As eleitas da sociedade civil são: Fabiana Carla Peretti, Isabel de Godoi, Lilian Raquel Pires e Michelle Fernanda Totina de Carvalho, com Jully Gabarron e Marina Cecília Kill como suplentes. Representando o poder público, foram eleitas as vereadoras Daniela Rodrigueiro e Rafaela Hernandez.
A conferência contou com a presença de autoridades e convidadas especiais, como a Secretária da Mulher de Jahu, Dr.ª Cândida Ferreira, a Vice-prefeita Dr.ª Juliana Fabre, a integrante da Comissão Organizadora Priscila Capobianco, e a juíza auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), Dr.ª Carina Lucheta Carrara, que contribuíram com reflexões sobre o papel das mulheres na política, nos espaços de poder e no enfrentamento das desigualdades.
Durante o evento, foram apresentados e debatidos os eixos temáticos propostos pela etapa estadual, com a construção de propostas voltadas para os níveis municipal, estadual e federal, consolidando um importante momento de escuta e participação democrática.
Sobre a Conferência
As Conferências de Políticas para as Mulheres são espaços de participação social que reúnem poder público e sociedade civil com o objetivo de discutir, propor e avaliar diretrizes para a formulação e o fortalecimento de políticas públicas para mulheres.
A conferência acontece em três etapas:
- Municipal – realizada em cada cidade, onde são eleitas delegadas e construídas propostas;
- Estadual – reúne representantes de todos os municípios para debater as proposições e formular um documento estadual;
- Nacional – última etapa, onde o governo federal e as delegações estaduais debatem e consolidam a política nacional para as mulheres.