NOVEMBRO CONSCIENTE
Jaú realiza lançamento de livro e prepara solenidade em homenagem a Zumbi dos Palmares neste dia 20
A Prefeitura de Jahu não divulgou detalhes do conteúdo do livro e nem quem são as personalidades presentes na publicação. Por outro lado, informou os nomes das "autoridades" que estiveram na solenidade.

A Prefeitura de Jahu não divulgou detalhes do conteúdo do livro e nem quem são as personalidades presentes na publicação. Por outro lado, informou os nomes das “autoridades” que estiveram na solenidade.
Nesta semana dedicada ao Novembro Consciente, Jaú reforça seu compromisso com a valorização da história e da cultura afro-brasileira com dois importantes momentos: o lançamento do livro “Personalidades Negras Jauenses” e a tradicional solenidade do Ato Cívico em Homenagem a Zumbi dos Palmares, que será realizada neste feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Livro resgata trajetórias negras que marcaram a história de Jahu
Lançado na manhã desta terça-feira (19), no Museu Municipal José Raphael Toscano, o livro “Personalidades Negras Jauenses” reúne trajetórias de figuras que contribuíram de forma significativa para a construção social, cultural e política do município. Trata-se de uma obra que amplia o reconhecimento dessas personalidades e reforça a importância da representatividade na memória histórica local.
A Prefeitura de Jahu não divulgou detalhes do conteúdo do livro e nem quem são as personalidades presentes na publicação. Por outro lado, informou os nomes das “autoridades” que estiveram na solenidade.
O evento contou com a presença do Prefeito Ivan Cassaro, da Vice-prefeita Dra. Juliana Fabre, da vereadora Rafaela Hernandez, além dos secretários Rodrigo de Paula (Defesa Civil) e Luciane Adélia de Camargo (Igualdade Racial). O lançamento integra as ações do Novembro Consciente, promovido pela Secretaria de Igualdade Racial da Prefeitura de Jahu.

Rotatória será interditada para montagem da estrutura do Ato Cívico
Para a realização da solenidade do Dia da Consciência Negra, a Prefeitura informou a interdição da rotatória no início da Avenida Dr. Quinzinho a partir das 13h desta quarta-feira (19). A liberação ocorrerá somente ao meio-dia de sexta-feira (21)..
A estrutura do evento — com tendas, palco e apoio técnico — está sendo montada na Rua Rolando D’Amico, ao lado da OAB, onde acontecerá o Ato Cívico em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.
A cerimônia acontece na manhã do feriado 20 de novembro, reunindo autoridades, lideranças sociais, estudantes e a comunidade em geral.


Programação completa do Novembro Consciente – Jahu 2025
(Em ordem cronológica)
11 a 13/11
■ Rimoterapia e literatura marginal nas escolas da cidade.
17/11
■ Lançamento da websérie “Tolerância Zero”
Aborda religiões e templos presentes no município, com foco no combate à intolerância religiosa.
📍 Local: Museu Municipal “José Raphael Toscano”
⏰ Horário: 19h
18/11
■ Lançamento do projeto “AfroTurismo”
Roteiros e atrativos das “Rotas Negras”, valorizando a memória e a cultura afro.
📍 Local: Museu Municipal “José Raphael Toscano”
⏰ Horário: 19h
19/11 (manhã)
■ Lançamento do livro “Personalidades Negras Jauenses”
Retrata histórias de importantes figuras negras do município.
📍 Local: Museu Municipal “José Raphael Toscano”
⏰ Horário: 9h
19/11 (noite)
■ Protocolo antirracismo no esporte
Evento para árbitros, técnicos, professores e atletas.
📍 Local: Ginásio de Esportes “Dr. Neves”
⏰ Horário: 18h
20/11 – Feriado da Consciência Negra
■ Ato Cívico em Homenagem a Zumbi dos Palmares
📍 Local: Monumento a Zumbi / Rua Rolando D’Amico
⏰ Horário: 8h30
24 a 26/11
■ Palestras sobre letramento racial nas escolas estaduais.
25 a 29/11
■ Oficina de pintura na Estação Ferroviária
Agendamentos: [email protected]
27/11
■ Palestra sobre literatura periférica
📍 SENAC Jaú
⏰ 15h
28/11
■ Palestra sobre literatura periférica
📍 SENAC Jaú
⏰ 19h