BARRA BONITA
NO ORIENTE MÉDIO, DUDA OLIVEIRA “VOA” E CONQUISTA O BI NO MUNDIAL ESCOLAR
Duda Oliveira sagrou-se campeã no salto em altura, com a marca de 1,80m. Ela fez uma prova impecável, iniciando com 1,60m até 1,80m sem nenhuma falha, atingindo sua melhor marca da vida até este momento.
Uma realidade do atletismo brasileiro, Maria Eduarda de Oliveira, a Duda Oliveira, 18 anos, atleta da Associação Desportiva Barra Bonita (ADEBB), representou a Estância Turística de Barra Bonita e o Brasil na 18ª edição da Gymnasiade — os Jogos Mundiais Escolares — realizada na cidade de Manama, Bahrein, entre os dias 23 e 31 de outubro.
Duda Oliveira sagrou-se campeã no salto em altura, com a marca de 1,80m. Ela fez uma prova impecável, iniciando com 1,60m até 1,80m sem nenhuma falha, atingindo sua melhor marca da vida até este momento. Duda repetiu assim o ouro da Gymnasiade 2023, disputada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
O evento no Oriente Médio reuniu mais de 6 mil jovens atletas de 80 países e é considerado a maior competição escolar do mundo, sendo uma verdadeira Olimpíada para atletas até 18 anos de grande nível técnico.
Destaque e superação
Além do ouro no salto em altura, Duda disputou o salto triplo, onde ficou com um honroso quarto lugar, mostrando mais uma vez seu talento e determinação.
Sua trajetória para chegar ao mundial passou por seletivas estaduais e nacionais, e sua vaga foi conquistada pela Seleção Brasileira de Atletismo Escolar, com todo o suporte da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
“Competir no Bahrein foi uma experiência incrível! Representar o Brasil no cenário internacional é sempre uma honra e uma oportunidade para aprender com diferentes culturas. Desafios como o fuso horário, o clima e a culinária são parte da jornada, e vou levar essas experiências comigo ao longo de toda a minha carreira”, compartilhou Duda, aluna da Escola Estadual Camilo Sahade, na cidade vizinha de Igaraçu do Tietê.
“Agradeço meu técnico, Geneciano Pereira, pelo excelente trabalho e aos meus patrocinadores, que foram essenciais para meu desempenho”, completou a bicampeã da Gymnasiade.
Trajetória inspiradora
Para o técnico de Duda, Geneciano Pereira, os resultados coroam um ano de conquistas para a jovem atleta. “Ela teve uma temporada brilhante, com excelentes desempenhos em competições nacionais e internacionais, como o Troféu Brasil e o Campeonato Sul-Americano Sub-20. Agora, vamos desacelerar para os próximos compromissos e planejar o trabalho para o ano que vem”, comenta o treinador.
Próximos saltos
Após essa vitória marcante, Duda Oliveira terá alguns dias de descanso antes de participar dos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados entre os dias 7 e 21 de dezembro, na cidade de São José do Rio Preto. Com uma jornada de superação e conquistas, Duda segue inspirando jovens atletas barra-bonitenses e mostrando a força do atletismo brasileiro no cenário internacional.