Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Medicina Jaú relata experiências nos estudos remotos em curso à distância

Com o período de isolamento social, Unoeste tem buscado manter a rotina de ensino-aprendizagem

01 de Abr 2020 - 12h:31 Créditos: Divulgação
Crédito: Professora Fernanda destaca o esforço dos docentes para motivar os alunos e, ao mesmo tempo, ensiná-los com qualidade

Com a suspensão das aulas presenciais da Unoeste na última semana, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a universidade tem utilizado o ensino remoto para continuar cumprindo com o calendário acadêmico. A professora do curso de Medicina do campus de Jaú, Fernanda Pataro Marsola Razera, conta como tem adaptado o trabalho e a interação com os estudantes.

“Para lidar com essa mudança, procurei preparar videoaulas gravadas e inserir conteúdos de apoio com vídeos, textos e questionários para auxiliar no estudo dos acadêmicos. Além disso, criei vários canais de comunicação com eles como chats, Whatsapp, fóruns, e-mail, tudo para que se sintam mais à vontade para falar comigo ao longo do dia”, comenta a docente.

Fernanda destaca o esforço dos docentes para motivar os alunos e, ao mesmo tempo, ensiná-los com qualidade. Mas, para isso, os estudantes também precisam estabelecer um cronograma de estudos diários e segui-lo fielmente. “O ensino remoto requer muita disciplina e dedicação. A melhor forma para o estudante estar preparado é criar cronogramas que respeitem os prazos das atividades das disciplinas e, de preferência, que poste suas atividades com certa antecedência, prevendo que possa haver problemas como queda do sistema e da internet, por exemplo. Além disso, os alunos devem utilizar os canais de comunicação com os docentes para tirar dúvidas e aproveitar para interagir tanto nos chats quanto nos fóruns”, diz.

O empenho de toda a comunidade acadêmica é essencial para o sucesso dessa nova realidade, afinal, existem muitos obstáculos, entre os quais o preparo emocional e até mesmo a resistência ao novo. Porém, diante do cenário atual, é preciso abrir o leque e encontrar caminhos para que o ensino não pare e que os estudantes não sejam prejudicados. “Um dos efeitos positivos dessa mudança foi que estou até mais próxima dos meus alunos, embora isso pareça até um paradoxo. Pois eles sabem agora que podem usar vários canais para me contatar para tirar dúvidas e se sentem à vontade para isso. O retorno tem sido muito bom”, revela a professora.

As aulas e conteúdos estão sendo disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), denominado Aprender. Antes mesmo da quarentena, os estudantes já utilizavam esta plataforma para entrega de trabalhos, por exemplo. “A preocupação imediata da Unoeste foi atender a comunidade acadêmica e seguir todas as recomendações de isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus”, explica o coordenador do curso, José Oliveira Filho.

Para a acadêmica do 3° termo de Medicina, Louane Pessoa Gusman, a adaptação não tem sido difícil, “No geral, estamos muito bem amparados. O fato de estudar em casa é algo que neste período é necessário. Precisamos ter disciplina, dedicação, responsabilidade e estudar sempre, independentemente das possibilidades, seja na universidade ou em casa, com livros físicos, PDF ou com o conteúdo disponível no Aprender. Quem quer, estuda! Todos os professores que entrei em contato estavam disponíveis para sanar minhas dúvidas. Estão fazendo da melhor forma possível! Mas, com a quantidade de informações, temos que ficar atentos o tempo todo, pra não deixar de cumprir algumas atividades, mas o professor José, nosso coordenador, tem nos ajudado com o funcionamento do ensino remoto, fez vídeos explicando tudo para evitar transtornos”, finaliza.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias