Menu
Sábado, 04 de dezembro de 2021

Águas de Jahu instala novo coletor no Córrego dos Pires

A implantação desse novo coletor tem o objetivo de ampliar a capacidade de esgotamento do local

01 de Jul 2021 - 12h:15 Créditos: Redação
Crédito: Córrego dos Pires. FOTO: Divulgação

Águas de Jahu está implantando uma nova rede interceptora de esgoto na margem direita do Córrego dos Pires, entre os bairros Cila de Lúcio Bauab e Vila Maria.  A implantação desse novo coletor, que já tem 400 metros, deve ser concluída até o final do ano e tem o objetivo de ampliar a capacidade de esgotamento do local, dividindo a sub-bacia do córrego em margem direita e margem esquerda por meio da nova tubulação.

Segundo o gerente de operações da concessionária, Philippe Araújo, o novo coletor terá aproximadamente 2.300 metros de rede com diâmetros de 300mm, 400mm e 500mm.

"Hoje, existe somente um coletor na margem esquerda, que recebe o esgoto dos dois lados no córrego. O novo dispositivo também servirá para receber o esgoto de futuros crescimentos demográficos da sub-bacia", explica Philippe


Córrego Jataí

A concessionária concluiu, em março, uma obra de melhoria no Córrego Jataí com a construção de um muro de gabião para conter a erosão que ocorria às margens do curso d'água. No local existe um dispositivo chamado sifão, que conduz o esgoto gerado pelas sub-bacias dos bairros Nova Jaú, Padre Augusto Sani, Chácara Flora, Jardim Odete, Santa Helena e Jardim Sanzovo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sanej. A obra foi iniciada em fevereiro e o muro tem 5 metros de altura por 15 metros de comprimento.

De acordo com Philippe Araújo, a margem direita, onde fica o sifão, estava erodindo e isso poderia afetar o dispositivo, já que ele estava ancorado naquele local. Assim, o sifão e o sistema têm maior segurança, evitando possíveis transtornos para os moradores.

O gabião é um tipo de estrutura armada, flexível e drenante de grande resistência. Os gabiões são produzidos com malhas de fios de aço (telas) amarradas nas extremidades e vértices formando uma espécie de gaiola. São preenchidos com seixos ou pedras britadas. São utilizados para a estabilização de taludes, encostas, aterros etc.

Córrego Jatai


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias