Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Hospital Amaral Carvalho inicia mês com ações da campanha do Outubro Rosa

Medidas incentivam a conscientização e prevenção do câncer de mama e estimula mulheres a realizarem exames

01 de Out 2020 - 17h:09 Créditos: Assessoria HAC/Estela Capra
Crédito: Divulgação/HAC - Unidade de Atendimento à mulher

Começa hoje (1º/out) a campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção do câncer de mama, considerado o tipo mais incidente da doença nas mulheres brasileiras, se excluídos os tumores de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Embora o assunto seja comum atualmente, a doença ainda é coberta por muitos estigmas.

Só no ano passado, o HAC, referência no tratamento de câncer de mama para o Estado de São Paulo, atendeu 596 novos pacientes e mais de 460 em segmento no tratamento. A unidade realizou ainda 530 cirurgias oncológicas em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma doença multifatorial em que o estresse, alimentação inadequada e sedentarismo estão entre os fatores de risco”, explica o médico mastologista da unidade, João Ricardo Auler Paloschi.

João Ricardo Auler Paloschi

No entanto, embora comum, ainda é bastante temido pelas mulheres. “Temos que entender que o câncer, por si só, não é uma doença grave. A sua gravidade está relacionada ao diagnóstico tardio. Fora dessa situação, o câncer não apresenta gravidade e possui altíssima probabilidade de cura com tratamentos mais simples. Entretanto, as mulheres ainda têm medo do diagnóstico, porque é uma doença que mexe com a identidade, com a autoestima”, explica. 

Para auxiliar na descoberta precoce da doença e aumentar as chances de cura, o Amaral Carvalho mantém o programa Pró Mama, um dos cinco programas de prevenção da unidade. O serviço, que foi suspenso por um período por conta da pandemia da COVID-19, já retornou e atende cerca de 500 pacientes todos os anos com consultas e exames. “Os exames de imagem conseguem detectar o câncer ainda no estágio clínico inicial, que é altamente curável com tratamentos menos agressivos”, explica o diretor do serviço e responsável pelo departamento de mastologia do Hospital Amaral Carvalho, Jose Roberto Figaro Caldeira.

Jose Roberto Figaro Caldeira

 

Ações
No mês de prevenção ao câncer de mama, o hospital ilumina parte do prédio com a cor da campanha Outubro Rosa. A ação pretende chamar a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. De acordo com Dr. Caldeira, as medidas devem se estender ao longo de todo o ano. “É importante esse reforço no mês de outubro para levar cada vez mais informação sobre a doença, sobre tratamento e, principalmente, sobre prevenção. Mas, a mulher precisa estar sempre atenta aos sinais e realizar os exames preventivos, independente de qual mês seja.”

Outras ações serão promovidas pelo Amaral Carvalho durante todo o mês de outubro para reforçar a importância de discutir o câncer de mama. No próximo dia 6, especialistas do HAC participarão de uma live no canal do Amaral Carvalho no Youtube para tirar as principais dúvidas sobre o assunto e enfatizar questões relacionadas à prevenção.

Além disso, o HAC divulgará vídeos abordando os fatores de risco, exames e avanços no tratamento do câncer de mama.



widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias