Menu
Domingo, 14 de abril de 2024

DO HORAH: DRS restringe atendimentos de baixa complexidade no PS da Santa Casa

.

02 de Jan 2024 - 11h:04 Créditos: Hora H Notícia
Crédito: Novo Pronto Socorro da Santa Casa de Jaú, inaugurado dia 21 de dezembro (FOTO: Ass. Impr. Sta. Casa/Reprodução)

LINK ORIGINAL DA NOTÍCIA NO HORAH

Apenas pacientes moradores de Jaú serão atendidos no Pronto Socorro da Santa Casa, quando se tratar de problemas de saúde considerados de baixa complexidade. A determinação foi imposta pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) Bauru e passa a valer já nesta 2.a feira, 1.o de janeiro de 2024 tanto para o PS Adulto quanto Infantil.

Baixa complexidade, segundo o Ministério da Saúde, é o primeiro nível de atenção à saúde, ou seja, o primeiro contato da pessoa com a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Como o próprio termo indica, a baixa complexidade exige atendimentos e procedimentos menos complexos. A intenção da medida do DRS é distribuir melhor os atendimentos entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada cidade da microrregião.


Casos de urgência e emergência vão continuar sendo atendidos, independentemente da origem do paciente (FOTO: Divulgação)

“Os casos de urgência e emergência vão continuar sendo atendidos pelo Pronto Socorro, independentemente da origem do paciente: se de Jaú ou das cidades vizinhas”, confirmou o provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Jr. Em nota à imprensa, o hospital explicou que “essa decisão foi estabelecida durante reunião realizada na Prefeitura de Jaú em novembro, envolvendo a diretora da DRS Bauru e representantes das 12 cidades que têm o hospital como referência para média e alta complexidade”.

As cidades neste caso são: Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boraceia, Brotas, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Mineiros do Tietê e Torrinha. “A orientação segue as diretrizes do SUS, que preconiza o direcionamento dos pacientes conforme a gravidade e complexidade do quadro clínico”, acrescenta a nota. “Com essa iniciativa, a Santa Casa reafirma seu compromisso em oferecer um atendimento de qualidade, adaptando-se às necessidades da população e promovendo uma distribuição mais eficiente dos serviços de saúde”, encerra.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias