Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Projeto que tenta reduzir de 17 para 13 vereadores será avaliado nas comissões da Câmara de Jahu

Na última gestão, por exemplo, um projeto semelhante acabou barrado nas comissões em nem sequer chegou a ser votado em plenário.

02 de Fev 2021 - 10h:00 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Reprodução do projeto

Está nas comissões permanentes da Câmara de Jahu mais um projeto que tenta reduzir o número de vereadores na cidade dos 17 atuais para 13. Desta vez a iniciativa é do vereador Chico Quevedo (Cidadania), que conseguiu apoio de outros sete colegas para dar entrada ao Projeto de Resolução 1/2021. Não tem prazo para ser votado e nem se sabe ainda se será aprovado.

Iniciativas como essa de reduzir o número de vereadores em Jaú não prosperaram em mandados passados. Na última gestão, por exemplo, um projeto semelhante acabou barrado nas comissões em nem sequer chegou a ser votado em plenário. A proposta de Quevedo é que o número de legisladores passe a valer no próximo mandato (2025/2028).

Assinam o documento ao lado de Quevedo, os vereadores Mateus Turini, Bill Luchesi, Tito Coló Neto, Fabio Eduardo de Souza, José Segura, Paulo César Gambarini e Antonio Luiz Andretto Júnior.

Na justificativa do documento, os parlamentares explicam que o objetivo é reduzir o número de vereadores de 17 para 13, reconduzindo o município aos mesmos padrões de municípios do mesmo porte.E citam cidades como Botucatu, Franco da Rocha, Mogi Guaçu e Atibaia, todas com apenas 11 vereadores e população semelhante à de Jaú.

“Reduzir o número de vereadores gerará uma economia anual aos cofres públicos de aproximadamente R$ 264 mil, redução significativa ao erário público, permitindo com que o dinheiro economizado possa ser reconduzido a ações mais emergenciais e necessárias, o que diante do presente cenário vivenciado mundialmente e nacionalmente, com crise econômica, refração do desenvolvimento, perda na arrecadação de tributos, será de grande ajuda”, justificam.

Outro argumento é que ao ter menos vereadores a população fique mais atenta na atuação dos mesmos, eles terão maior representatividade e compromisso com os eleitores.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias