Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Região do Fórum em Jaú recebe o plantio de 9 mudas de ipê amarelo

Árvores símbolos do Brasil foram plantadas em frente na Avenida Rodolpho Magnani

02 de Abr 2021 - 09h:00 Créditos: Secom Jahu
Crédito: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA) realizou o 'Espaço Árvore' (abrir parte do calçamento para fazer um canteiro de plantio), em frente ao Fórum, na Avenida Rodolpho Magnani. No local foram plantados 9 Ipês Amarelos com cerca de 2 metros de altura cada pé. A árvore é símbolo do Brasil desde 1961, quando o então presidente Jânio Quadros decretou em 27 de junho o ipê amarelo como a flor nacional.

O 'Espaço Árvore' faz parte do programa de arborização urbana do município, uma das iniciativas da agenda positiva desenvolvida pela SEMEIA. Segundo o secretário da pasta, Amilcar Marcel de Souza (Cecéu), na fase adulta as espécies têm entre 5 e 8 metros de altura. Ainda segundo ele, a SEMEIA trabalha com metas para cumprir no inventário de arborização urbana.

Déficit de árvores
Censo arbóreo de 2018, realizado por alunos do Curso Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC (Faculdade de Tecnologia – Jahu), sob orientação do então Coordenador do Curso Professor Doutor Jozrael Henriques Rezende, revelou déficit de 2.000 árvores só na área central.
No município todo (incluindo Distrito de Potunduva, Pouso Alegre e Vila Ribeiro) o déficit é ainda maior: cerca de aproximadamente 20.000 árvores. A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza 5 árvores por habitante. Os números constam em inventário feito pelo Instituto Pró Terra em 2010, época em que Cecéu era presidente da instituição.

Objetivos/benefícios do 'Espaço Árvore'
“Rasgar” o calçamento possibilita melhor acondicionamento da árvore que fica mais forte para enfrentar pragas, doenças e ventanias, por exemplo.
Abrir espaço em calçadas permite que a área de solo exposta funcione como ponto de drenagem de água da chuva, contribuindo para evitar inundações tão frequentes em épocas chuvosas. Cada espaço com apenas 1 metro quadrado tem capacidade para absorver 2.000 litros de água por ano. É um número significativo considerando que o índice médio anual de chuva em Jahu é de 1.300 a 1.400 mm (milímetros).
O prefeito Ivan Cassaro, o vice Tuco Bauab e o secretário de Mobilidade Urbana Márcio Almeida estiveram no local acompanhando o plantio das árvores.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias