Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Esporte e o XV em luto: morre o comentarista Vanthier Mantovanelli

Ele tinha 69 anos de rádio e era considerado um dos mais longevos profissionais da área no Brasil; falecimento foi neste domingo (2)

02 de Mai 2021 - 11h:39 Créditos: Paulo César Grange com HORAH NOTÍCIA
Crédito: PC Grange/Jaumais

Uma voz marcante do rádio de Jaú se calou neste domingo. Morreu Vanthier Mantovanelli. Por 69 anos ele acompanhou o XV de Jaú e dezenas de outros times e competições do futebol nacional. Era uma ícone no radialismo brasileiro e um dos profissionais atuantes há mais tempo no futebol. Até recentemente Vanthier mantinha um quadro na Rádio Jauense, onde comentava as coisas do futebol. Ex-vereador em Jaú, também foi presidente da Liga Jauense, tendo sido homenageado por ocasião dos 70 anos da entidadade. Também recebeu homenagens diversas da Secretaria de Esportes, do XV de Jaú e do Museu Municipal.


Abaixo, alguns trechos (italico) do portal HoraH, que traz mais detalhes sobre a perda do esporte e do jornalismo jauense:

Vanthier Mantovanelli tinha 86 anos de idade e 69 de microfone. Era considerado um dos mais longevos profissionais do rádio esportivo no Brasil, embora estivesse afastado das atividades há aproximadamente um ano, depois que sofreu um AVC. Mas ele estava bem. Na madrugada deste domingo (2), porém, Jaú foi surpreendido com a informação do falecimento de Vanthier, comentarista esportivo de fala pausada, voz grave e profundo conhecimento de futebol – em particular, do XV de Jaú, o time do coração.

Vanthier recebe homenagem de PIte, então secretário de esportes

Há 5 anos, Vanthier foi homenageado pela Secretaria de Esportes de Jaú e Liga Jauense de Futebol na abertura do campeonato amador. Ele recebeu placa de prata e deu nome à taça disputada naquela competição. A solenidade foi no campo municipal, com direito a discurso de Vanthier. Nessa época ele estava ativo no comentário esportivo e a opinião dele fazia toda a diferença no mundo do futebol local.


Em 2019, o comentarista foi um dos torcedores ilustres homenageados pelo Museu Municipa,l de Jahu. Naquele dia, em 15 de novembro, o Galinho havia sido campeão paulista sub-20 da segunda divisão horas antes ao vencer a Inter em Bebedouro. Demais torcedores do Galo também receberam troféu naquele dia.

Rodrigo Paulino homenageia o comentarista nos 70 anos da Liga Jauense

Anos antes, Vanthier também foi lembrado pelo seu trabalho na presidência da Liga Jauense de Futebol (1973/1974). Foi durante lançamento da revista de 70 anos Liga, na época presidida por Rodrigo Luis Paulino, que viria a ser presidente do XV até o ano passado.

Vanthier será velado a partir das 11h30 de hoje no Conjunto Velatório Oswaldo Izatto (Funerária Jauense), na Rua Rangel Pestana, até 22h; depois o velório é fechado e reaberto às 6h de amanhã (3). O sepultamento está marcado para 10h no Cemitério Ana Rosa. Vanthier deixa a esposa Maria Aparecida e três filhos, um deles o Paulinho, treinador de vôlei no Guarujá, litoral paulista. A causa da morte não foi divulgada.






Murilo Surian e Beto Cassolo com Vanthier na homenagem do torcedor ilustre ocorrida no museu


Vanthier e Ademir Leonel, que tem sido a voz dos jogos do XV pela Piratininga nos últimos anos.
Vanthier e Norival Sandi, um dos contemporâneos do rádio e ainda em atividade


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias