Menu
Domingo, 09 de maio de 2021

Secretários de Jaú vão a Ourinhos conhecer usina que transforma resíduos de construção civil em insumos

Após reciclados, os resíduos viram insumos e voltam para construção civil na forma de materiais como piso intertravado e paralelepípedos entre outro

02 de Mai 2021 - 14h:01 Créditos: Paulo César Grange, com Secom Jahu
Crédito: Reprodução vídeo

A Prefeitura de Jahu enviou os secretários do Meio Ambiente (SEMEIA) e da Mobilidade Urbana para conhecer a usina de reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) em Ourinhos. A visita ocorreu na semana passada e foi realizada por Amilcar Marcel de Souza (Cecéu) e Márcio de Almeida. Os secretários foram obter conhecimento de questões que envolvem esse tipo de empreendimento. O estudo é para que se planeje algo semelhante para a cidade de Jaú

O Município quer instalar uma usina na cidade para dar destinação ambientalmente e economicamente correta às centenas de toneladas diárias de sobras de construção descartadas na cidade. O próximo passo é a realização de estudo técnico-jurídico para viabilizar o projeto de implantação, que deve ser apresentado ao prefeito Jorge Ivan Cassaro em 30 dias.

Após reciclados, os resíduos viram insumos e voltam para construção civil na forma de materiais como piso intertravado e paralelepípedos entre outros.

Segundo Cecéu, a correta destinação de resíduos sólidos pelos municípios está prevista na Lei Federal Nº 12.3005/2010, além de ser uma das ações necessárias para Jahu receber o certificado de Município VerdeAzul.

Atualmente parte dos resíduos da construção civil em Jahu são utilizados na recuperação e conservação de estradas rurais. Essa prática é permitida pelo Programa Melhor Caminho do Governo do Estado de São Paulo. Parte, no entanto, são descartados em vários pontos na cidade por moradores ou utilizados para "tapar" erosões.

Programa Município VerdeAzul
O Programa do Governo do Estado foi criado em 2007 com objetivo de apoiar e valorizar a eficiência de municípios na gestão ambiental, visando o desenvolvimento sustentável.

Ter o certificado de Município VerdeAzul coloca Jahu num grupo seleto formado por municípios que implementam a gestão ambiental de forma efetiva conforme prevê determinações do Programa.

A participação no Programa é facultativa, contudo, existem benefícios que estimulam a adesão. Ser destinatário de emendas parlamentares estaduais e receber equipamentos como tratores e caminhões entre outros, são algumas vantagens do Município VerdeAzul.
???????
Anexo link do vídeo 

Secretários Cecéu, Márcio de Almeida e Valdir Bergamini (Responsável Técnico da KAZO Solução Ambiental Ltda).


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias