Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Lixo não é esgoto! Campanha orienta sobre destino correto de lixo doméstico e óleo

A prática pode causar entupimentos, transtornos, prejuízos para a população e danos ao meio ambiente.

02 de Mai 2022 - 15h:10 Créditos: Redaçãi
Crédito: Programa Trata Óleo recolhe material descartado e tem destinação correta

Águas de Jahu está realizando, ao longo do mês de maio uma campanha informativa sobre os riscos do descarte inadequado de lixo na rede de esgoto. A concessionária alerta que a rede não é dimensionada para o descarte de lixo e óleo usado, apenas para água de uso doméstico. A prática pode causar entupimentos, transtornos, prejuízos para a população e danos ao meio ambiente.

A concessionária realiza manutenções preventivas nas redes de coleta de esgoto de Jaú, desde que assumiu os serviços em abril de 2015. As manutenções são realizadas em todo o município, com foco nas localidades onde o esgoto traz mais sujeira, ou seja, onde há maior incidência do mau uso da rede de esgotamento sanitário. Nas limpezas, são encontrados restos de alimentos, papel higiênico, preservativos, roupas íntimas, absorventes, cotonetes, pontas de cigarro, cabelo, fio dental e outros detritos. Esses materiais podem ficar presos na tubulação, se acumular e causar obstrução.


ÓLEO DE COZINHA - Outro problema é o lançamento irregular de óleo usado na rede, como o óleo de cozinha. Em parceria com a empresa Petroecol e com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Jaú, Águas de Jahu desenvolve o programa Trata Óleo, que coleta o óleo de cozinha usado, trocando-o por um produto novo, e o destina para fabricação de biocombustível. São dezenas de pontos de coleta distribuídos pela cidade. Acesse www.aguasdejahu.com.br e confira os Ecopontos.

VEJA VÍDEO DA CAMPANHA

https://web.facebook.com/portaljaumais/videos/1034155384204747/


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias