Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Arte e Sustentabilidade: feira em Jaú reúne artistas, estudantes e acadêmicos para lembrar Semana de 22

A segunda edição da Feira será no dia 7 de maio, na Caçambaria Espaço Arte e visitantes estão convidados a doar livros para a biblioteca comunitária

03 de Mai 2022 - 12h:39 Créditos: Divulgação
Crédito: .

Com o objetivo de resgatar a importância da Semana de Arte Moderna – que completou 100 anos em fevereiro deste ano - a segunda edição da Feira de Arte e Sustentabilidade, realizada na Caçambaria, em Jaú, no dia 7 de maio, vem com a proposta de relembrar e celebrar a quebra de paradigmas e barreiras em todas as formas de expressão, a qual motivou o histórico evento da Semana de 22. A feira faz parte de uma série de eventos que compõem o projeto #EuPassatinho, de autoria da gestora cultural Carolina Panini, contemplado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural).

Participarão da feira representantes da Academia Jauense de Letras, formada por acadêmicos voltados à literatura, à poesia e à escrita, escritores do município e o público em geral.

A feira será animada por Trio Aroeira, formado por Andreia Santos no piano, Carlos Giraldi no contrabaixo e Fabio Saffi na bateria. O trio convida para essa apresentação, o vocalista Le Ferreira, a violinista Samira Zeber e o cantor, violonista e guitarrista Carlos Francisquini. O repertório vai reunir músicas influenciadas pela Semana de Arte Moderna, como a Bossa Nova e o Tropicalismo, além de composições de Villa Lobos. Villa Lobos se apresentou na Semana da Arte Moderna em 1922

Carolina Panini

“A ideia é mostrar a importância de se comemorar a Semana de Arte Moderna e fazer uma reflexão sobre a Arte e sua influência no nosso cotidiano”, diz Carolina Panini.

Além da feira, neste dia começa a arrecadação de livros para a biblioteca comunitária, também prevista no projeto comtemplado. O público visitante e os convidados poderão doar livros dos mais diferenciados temas. O projeto #EuPasarinho, prevê a atuação de uma bibliotecária para organizar e catalogar os livros. A feira começa às 18h e é a segunda de uma série de 4, previstas para este ano. A primeira delas ocorreu em março.

Semana de 22

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal de Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. Reuniu apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras- pintura e escultura- e palestras.

O evento propôs uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora, inspiradas nas vanguardas europeias. Houve um rompimento com a arte acadêmica, contribuindo para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil. Mário de Andrade foi uma das figuras centrais e principal articulador da Semana de Arte Moderna. Oswald de Andrade e Di Cavalcanti também foram alguns dos principais organizadores.

As principais características da Semana de 22 foram a crítica ao modelo parnasiano, valorização da identidade e cultura brasileira, experimentações estéticas, liberdade de expressão, temáticas nacionalistas e cotidianas e aproximação da linguagem oral, com utilização da linguagem coloquial e vulgar. Durante a semana, essa manifestação artística, política e cultural reuniu artistas irreverentes, contestadores e que ficariam para a história da Arte no Brasil.

Embraer

Inspirados pelo Modernismo Brasileiro e pela Vanguarda europeia, estudantes das primeiras e segundas séries do ensino médio do Colégio da Embraer, em Botucatu, apresentam seus trabalhos aplicados em body art, desenhos, pintura e fotografia.

Os trabalhos foram coordenados pela professora Carla Panini, irmã de Carolina, durante as aulas de arte e Itinerário Formativo de Linguagens aos estudantes do Colégio Embraer, cuja direção é de Magna Celene e a coordenadoria pedagógica é de Marlene Amorim.

A Caçambaria Espaço Arte fica na rua Tenente Lopes, 1569, na Vila Nova, em Jaú.

Telefone: (14) 3416-3720. Mais informações acesse o site www.caçambaria.com.br ou as redes sociais, @Caçambaria (Facebook) e @cacambaria (Insta).

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias