Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Lançado no Horto Municipal, livro ‘Às margens do Jahu: a história ainda não contada’  começa a ser distribuído

Distribuição é gratuita, primeiramente para escolas municipais, estaduais e privadas, universidades e instituições e para público que tiver interesse

03 de Jun 2021 - 15h:08 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: .

Um livro que conta a história não contada pela história oficial Jaú. É este o objetivo do ‘Às margens do Jahu: a história ainda não contada’ , publicação lançada na quarta-feira (2/06) durante reinauguração do Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Junior- Professor Kiko.  Kiko, aliás, foi um dos autores do livro ao lado de outras 13 pessoas de diferentes profissões.

A organização do livro foi de Fábio Grossi do Santos, ex-diretor do Museu Municipal que deu início à proposta de reunir histórias marginais da cidade – isso por volta de três anos atrás. Ele também tem história contada no livro, falando da fundação da cidade de uma forma que foge daquela narrativa encontrada em livros.

Com base em documentos desde os tempos dos bandeirantes passando por Jaú,  por Potunduva, Jaú já tem história desde o século 18. Ele lembra a passagem desses desbravadores do Estado utilizando o Rio Tietê. E lembra que os fundadores já estavam na cidade desde antes de 1853, ano oficial da fundação. Além de presença de indígenas na região desde muito antes.

Grupo dos autores - Reprodução Facebook Bruna Mano

Autores

A cerimônia presencial foi restrita por conta da pandemia da Covid-19, contando apenas com os autores e autoridades municipais, como o secretário e Cultura e Turismo, Ton Borges, e o secretário de Meio Ambiente, Amilcar Marcel de Souza. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo Facebook do Horto Municipal.

“Às Margens do Jahu – A História Ainda Não Contada” tem autoria de um grupo de pessoas: Bruna Faely Mano, Bruna Renata Franchin Castro, Caio Cesar Gabriel Vieira, Fabio Grossi dos Santos, Fábio Paride Pallotta, Guilherme Valente, Jeferson Miranda, José Carlos Toledo Veniziani Junior (in memoriam), Jozrael Henriques Rezende, Mair Pedro de Souza, Marcus Carmo, Pedro Henrique Cezar, Priscila De Nadai Fonseca e Wilmar Rocha D'Angelis.

Fábio Grossi considera o livro um “marco na história de Jaú, primeiro pela equipe reunida de pesquisadores e, segundo, pelo tema pela primeira vez abordado”, conforme depoimento ao podcast do Jahu Click. Foram três anos desde a concepção até o lançamento, que teve um atraso por conta da pandemia.


Segundo ele, o Museu precisa ir além das exposições de objetos históricos, precisando produzir conhecimentos e disponibilizar essa pesquisa para a sociedade. É ai que entrou a escolha do livro, o convite para os autores e o início da pesquisa e produção. Ele reforça que a distribuição é gratuita, primeiramente para escolas municipais, estaduais e privadas, universidades e instituições, além de escolas da região. “Os exemplares restantes serão distribuídos a quem manifestar interesse.”

Em seu perfil no Facebook, Fábio Grossi dos Santos agradeceu à Secretaria de Cultura, sob nova gestão, por dar continuidade à proposta de lançamento e por iniciar a distribuição  da obra. "Obrigado aos colegas de ideal/profissão, colegas autores e amigos que fizerem desse livro um marco na História de Jahu. Obrigado à Secretaria de Cultura e Turismo Jaú , à Secretaria de Meio ambiente de Jahu, ao Ton Borges e Amilcar Marcel de Souza - Cecéu por proporcionar esse evento e a homenagem ao querido amigo Kiko Veneziani. Seu legado e memória seguem conosco.”


LINK DO PODCAST COM A PARTICIPAÇÃO DOS AUTORES

LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO NO HORTO

widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias