Menu
Terça, 11 de maio de 2021

Águas de Jahu inicia programa de coleta de óleo de cozinha usado: saiba onde levar

Neste início do programa são sete ecopontos, além de alguns condomínios residenciais, onde há recipientes apropriados para a coleta

04 de Mar 2021 - 11h:59 Créditos: Redação
Crédito: Divulgação/Águas de Jahu

Águas de Jahu iniciou, na última segunda-feira (1/03), o programa Trata Óleo, com o objetivo de evitar o descarte inadequado do óleo de fritura, que provoca degradação ambiental em diversos aspectos e dificulta a operação do sistema de esgoto sanitário. O material coletado será destinado à geração de biodiesel dentro dos parâmetros legais. O programa tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e parceria com a empresa Petrocol.

Segundo o superintendente da concessionária, Ivan Mininel, essa ação é importante para a proteção do meio ambiente e ajuda a evitar entupimentos na rede de esgoto.

"O óleo usado descartado na pia da cozinha vai para a rede de esgoto, podendo provocar entupimentos e causar o retorno de dejetos para os imóveis. Quando descartado no solo, ele impermeabiliza a terra e contribui para a ocorrência de enchentes, além de contaminar as águas subterrâneas e os mananciais, prejudicando a oxigenação da água e colocando em risco a vida aquática", explica Mininel.

 De acordo com a gestora do programa ambiental da concessionária, Mariana Negrão Burin, a cada quatro litros entregues nos postos de coleta (ecopontos) do programa, a pessoa ganha um litro de óleo de cozinha novo. Ela ressalta que só será aceito o óleo de cozinha, pois óleos de veículos e equipamentos não serão recolhidos.


Como armazenar

 Mariana orienta as pessoas a esperarem o óleo esfriar e, em seguida, colocá-lo em garrafas plásticas, de preferência transparentes, usando um funil para isso, não sendo necessário peneirar o líquido. Após fechar bem a tampa, para evitar vazamento, basta guardar a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor. Quando a garrafa estiver cheia, deve ser levada a um ecoponto, onde será feito o controle da quantidade de óleo que cada pessoa entregou.

Ecopontos

Neste início do programa, estão sendo usados sete ecopontos, além de alguns condomínios residenciais, onde há recipientes apropriados para a coleta. O objetivo é ter ecopontos espalhados por toda a cidade. Os locais públicos já estabelecidos são:

 1.    Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito de Potunduva: Rua Santa Catarina, 220, Jardim Concorde;

2.    Cras do Jardim Pedro Ometto: Avenida José Maria de Almeida Prado, 573;

3.    Cras do Jardim Cila de Lúcio Bauab:  Rua Luís Sanzovo, 491;

4.    Secretaria de Meio Ambiente: Rua Edgard Ferraz, 619, Centro (próximo à prefeitura);

5.    Loja de Atendimento ao cliente da Águas de Jahu: Rua Saldanha Marinho, 310, Vila Nova.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias