Menu
Quarta, 04 de agosto de 2021

Já se consultou à distância hoje? Prefeitura lembra que teleconsulta substitui o médico presencial

Para marcar basta ligar 0800-222-9222 e ter em mãos o CPF e o Cartão Nacional SUS

04 de Jun 2020 - 16h:19 Créditos: Paulo César Grange, com assessoria PMJ
Crédito: .

Enquanto as consultas médicas "de verdade" estão suspensas, a Prefeitura de Jahu continua oferecendo a teleconsulta, ou seja, a consulta à distância mediante agendamento prévio. É uma alternativa para o paciente ser atendido, já que não pode contar com a forma presencial, o frente a frente com o médico. Está precisando? Que tal experimentar. Tem uma equipe médica e enfermagem na retaguarda para fazer a triagem e agendar a consulta. A Prefeitura voltou a divulgar o serviço por meio da Secretaria de Comunicação. Abaixo, veja como ser consultado em época de pandemia e de tecnologia.

Teleconsulta: não fique sem atendimento médico

Desde o último dia 04 de maio (segunda-feira), a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o serviço de Teleconsulta: consultas médicas digitais online e gratuitas. 

A telemedicina e a teleconsulta foram regulamentadas pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 467/20, facilitando a continuidade dos atendimentos de saúde sem exposição de médicos e pacientes ao risco de contaminação ao coronavírus.

O consultório virtual conta atualmente com profissionais para agendamento, enfermeiros para triagem e médicos. As teleconsultas são realizadas das 7h às 17h. “Pensando na segurança da população em tempos de pandemia, a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou a Teleconsulta, que veio para auxiliar e permitir que os pacientes agendem seus atendimentos pela internet por meio do celular ou notebook, e não fiquem sem o seu tratamento. A eficácia é comprovada e igual ao atendimento presencial. Basta ligar 0800-222-9222 e ter em mãos o CPF e o Cartão Nacional SUS”, reforça a secretária de Saúde, Márcia Nassif. 

Ao entrar em contato com o serviço de Teleconsulta, um auxiliar da Secretaria de Saúde irá preencher um pré cadastro do paciente. Após isso, haverá o direcionamento da ligação para um profissional de enfermagem, que fará uma triagem, questionando o paciente sobre sua saúde. Na sequência, esse mesmo profissional envia uma mensagem de texto contendo um link para que a pessoa possa acessar a vídeo chamada com o médico em horário agendado. Durante a vídeo chamada, o médico vai consultar o paciente e avaliar seus sintomas, resolvendo seu problema naquele momento ou encaminhando esse paciente para uma unidade básica de saúde (UBS) de referência. Caso haja necessidade de prescrever um medicamento, a receita médica será enviada à UBS em que o paciente é referenciado, para retirada da receita e do medicamento.

Sobre a telemedicina

A telemedicina é o exercício mediado por tecnologias para assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, e promoção de saúde. Em todo atendimento o médico deve informar ao paciente as limitações de seu uso, como a impossibilidade de realizar exames que exijam contato físico.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias