Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

XV e demais clubes esperam pela reunião da FPF dia 11 para definir a Segunda Divisão

.

04 de Ago 2020 - 19h:06 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: João Vital, presidente do XV

A Série A-1 chega ao fim no sábado, a A-2 volta em 19 de agosto e a A-3 em 20 de setembro. Como fica o Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, na qual está o  XV de Jaú? A Federação Paulista de Futebol marcou para o dia 11 de agosto, às 11h, uma videoconferência com os dirigentes dos clubes para tratar desse assunto. Todos estão na expectativa, conforme informa o presidente do XV, João Vital Neto.

“Recebemos hoje o convite da FPF para a reunião do dia 11”, disse o dirigente do XV, ressaltando que essa conversa sobre o Paulista da Segunda Divisão já era esperada, tendo em vista que a entidade já fez os protocolos da Série A-3 e do Paulista Sub-20 da Primeira Divisão. Agora, é preciso preparar as duas competições da “segundona”: sub-20 e sub-23.

Vital disse que a FPF sempre deixou claro que o Paulista da Segunda Divisão seria realizado para manter o sistema de acesso e rebaixamento. Com a A-3 definida, resta agora definir datas e protocolos da Segunda Divisão.

Sobre o Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão, cujo atual campeão é o XV de Jaú – venceu Bebedouro na final em 15 de novembro de 2019 -  Vital acredita que o assunto também seja tratado na reunião do dia 11. Por hora, segundo ele, tem boatos de que a entidade poderia realizar apenas o Paulista Sub-20 da Primeira Divisão.

 “Estamos ouvindo boatos de ter como única competição de base o Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão. Mas ainda não fomos notificados e nem sabemos se é isso o que vai acontecer”, disse o presidente do XV, que está aguardando a FPF se manifestar.

Até o momento, a FPF formalizou um protocolo para a volta da Série A-3 e do Paulista Sub-20 da Primeira Divisão (formado por clubes da A-1, A-2 e A-3), mas ainda falta o aval do governo do Estado.

“Existe uma sugestão nossa, de alguns presidentes de clubes da Segunda Divisão, que tem o apoio do XV de Jaú, que é de jogar uma divisão só do sub-20. Mandamos para a FPF, que ainda não se manifestou e deve estar . analisando”, comenta Vital. Essa seria alternativa para que os clubes da Segunda Divisão não fiquem sem campeonato.

O presidente do XV é enfático ao dizer que o Paulista Sub-20 é preparatório para a Copa São Paulo, prevista para janeiro de 2021. “Tem muitos times que sedes da Copinha que estão na Segunda Divisão e precisam se preparar para a competição. O Paulista Sub-20 serve para isso. Vamos esperar a FPF. Estamos ansiosos.”


Calendário do futebol paulista em 2020


Série A1 – Termina quarta e sábado as finais entre Palmeiras e Corinthians.

Série A2 – Tem data para a volta: dia 19 de agosto. As equipes estão em treinamento, se preparando para o retorno. Na A2, faltam três rodadas para o fim da primeira fase e o mata-mata.

Série A3 - A Série A3 já tem data estipulada para o retorno da competição: 20 de setembro. Antes, 10 de agosto, está previsto os testes de saúde e físicos e sete dias depois os treinamentos. Estas datas ainda precisam de aprovação do Governo do Estado de São Paulo. Faltam quatro jogos para o fim da etapa inicial e o mata mata.

Paulista Segunda Divisão Sub-23 - Ainda não há data confirmada para o início da competição. Há conversas de bastidores que a Segundona possa começar em outubro, com um regulamento novo e competição em tiro curto. Não se sabe quantos clubes terão interesses em disputar o campeonato. Reunião dia 11 com os clubes pode tirar essas dúvidas.

Copa Paulista - Deve começar com a Série A3 ainda em andamento, entre o final de setembro e o começo de outubro. Porém, ainda não há confirmação e nem estipulação oficial de datas.

Paulista Sub-20 Primeira Divisão – Comenta-se que pode ser a única competição de base a ser realizada neste ano. Na sexta-feira, dia 31, houve um Conselho Técnico onde foram estipuladas as datas de testes (24 de agosto), treinos (31 de agosto) e jogos (3 de outubro). Porém, assim como a Série A3, ainda precisa de aprovação do Governo do Estado.

Paulista Sub-20 Segunda Divisão - Há poucas informações sobre a realização do Paulista Sub-20 da Segunda Divisão. Nos bastidores, há quem defenda uma competição única, com as duas divisões juntas.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias