Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Prazo para regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

.

05 de Mai 2020 - 08h:06 Créditos: Agência Brasil
Crédito: Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Termina na próxima quarta-feira, 6 de maio, o prazo para quem não votou nas últimas eleições regularizar a situação do título de eleitor. Como a pandemia do novo coronavírus fechou os cartórios eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um site, que pode ser acessado aqui, para a resolução das pendências. 

O prazo vale para quem tem o título e para jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento. Os eleitores que estiverem com pendências no documento não poderão votar nas eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral possa saber a quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e poderão votar.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. (Com Agência Brasil)

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias