Menu
Domingo, 09 de maio de 2021

Decreto do “libera tudo” em Jaú fica para sexta-feira

.

05 de Ago 2020 - 22h:04 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Paulo César Grange

Vereadora aliada do prefeito Rafael Agostini teria garantido que o novo decreto da flexibilização das atividades em Jaú seria publicado nesta quarta-feira. Não foi. Ficou para sexta-feira. Tudo indica que vai ser um “libera tudo”, para atender o pessoal do protesto de meados de julho – restaurantes, academias, salões – e ainda igrejas e templos religiosos. Também se espera a permissão para o comércio não essencial funcionar aos sábados.

A cidade está sem regra que normatize a quarentena desde o dia 30 de julho. Desde então a Prefeitura não publicou decreto estabelecendo normas dentro do que se espera pela fase Laranja ou com mais liberdade, como teria prometido o prefeito Agostini em reunião com comerciantes. A Prefeitura não se pronuncia sobre o assunto.

Na sexta-feira, o governador João Dória pode determinar nova fase para Jaú e Bauru. Talvez por isso que o prefeito não decidiu ainda o que fazer. A expectativa dele é avançar para a fase Amarela e assim poder flexibilizar as atividades e atender basicamente todos os setores que estão sofrendo desde o início da quarentena em março.

Central – A página Central da Notícia publicou na noite desta quarta-feira depoimento da vereadora Vivian Soares, aliada do prefeito de Jaú e representante do setor religioso na queda de braço em defesa de mais liberdade. “O decreto que deve permitir uma maior flexibilização ao comércio, incluindo aos sábados, reabertura de bares, e manter restaurantes, academias e outros estabelecimentos abertos, desde que cumpridas normas de segurança, sai na sexta-feira (7)", teria dito a vereador à página noticiosa.

A mesma Vivian Soares teria dito que o decreto sairia nesta quarta-feira. O prefeito, no entanto, decidiu adiar "para não precisar de dois decretos”. A abertura de igrejas, segundo ela, seguiria protocolos de seguranças e recomendações da Organização Mundial da Saúde, do governo do Estado e da Prefeitura .

Em entrevista ao Noticidade, do SBT, na hora do almoço, o presidente do Sincomércio, José Roberto Pena, disse que já está acertado com o prefeito para que o funcionamento do comércio não-essencial tenha seu horário ampliado. O objetivo é voltar a reabrir as portas aos sábados, de forma que o consumidor tenha mais horas para ir às compras e, assim, diminuir as aglomerações nas portas dos estabelecimentos.

Repercussão

Colhemos alguns comentários na página Central da Notícia tão logo foi publicado sobre o decreto “libera tudo” ficou para sexta.

Douglas Schimidt: “Dá a entender que o prefeito e os vereadores estão perdidos. Quando era pra abrir, fechou e quando era pra fechar, abriu. A situação piorou muito e agora pretendem abrir tudo novamente? Talvez quando melhorar (tomara que melhore), aí é bem capaz de fechar tudo de novo. Dá pra entender esses governantes? A situação atual na cidade está boa ou ruim? Os casos estão controlados como diziam? O que dizem os números?  Em que fase realmente a cidade está? Amarela? Laranja? Nos sentimos meio sem saber como está tudo.”

Selma Moschetta: “Abre tudo! Cada um escolhe se quer morrer ou viver. As festas, as reuniões, os churrascos, o Dona Branca sempre fervendo... Ponto da Pizza também... Portanto, quem sempre saiu não parou de sair. Os que não, devem se afastar desses que colocam em risco a vida dos que se resguardaram... Não estamos vivendo em época de confraternizações e o povo não entende. Ficar em casa foi só no começo.”

Michelle Novaes: “Gente, acho que o prefeito não está vendo os números de infectados ser maior que o número de curados. Dia após dia a situação em Jau está piorando. Não seria melhor assumir que errou ao fechar tudo quando ainda não era a hora ? Agora não é hora de flexibilizar. Já deu para ver que jauense não tem consciência.”

Eliane Mendes. “Apoiadissimo. As únicas pessoas que descordam são aquelas que não foram prejudicadas em seu trabalho. Egoísmo e falta de amor ao próximo, eis o pior vírus: o ser humano! Com muita fé em Deus e procurar cada um se cuidar certinho. Vamos vencer essa  batalha.”

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias