Menu
Sexta, 14 de maio de 2021

Crianças da Pediatria do HAC celebram o término do tratamento no novo Cantinho da Vitória

Espaço, patrocinado pelo Grupo Roche, tem luzes e música para comemorar a vitória dos pequenos pacientes e foi inaugurado nessa terça-feira

05 de Dez 2020 - 10h:14 Créditos: Assessoria, HAC
Crédito: Divulgação

A Pediatria do Hospital Amaral Carvalho (HAC) inaugurou na terça-feira (1º/dez) o Cantinho da Vitória, espaço para crianças e familiares celebrarem o término de uma etapa do tratamento oncológico. Dois pequenos comemoraram pela primeira vez a vitória no local.

“Eu fiquei muito impressionada. Está lindo demais o cantinho. Estou feliz por ter vencido a leucemia”, festeja Franciely Santana de Castro, de 11 anos. A mãe, Solange Santana de Castro, contou que a filha ficou pouco mais de dois anos entre idas e vindas ao hospital para o tratamento da doença. “Foi um período difícil. Agora, é uma sensação de vitória mesmo. É como se minha filha tivesse nascido de novo. Muito bom poder comemorar e marcar esse momento de felicidade aqui”, disse.

Ao contrário de muitos hospitais, onde as crianças apenas batem o sino para demonstrar o fim do tratamento, o Hospital Amaral Carvalho resolveu inovar. No local, foi instalado um botão que, ao ser pressionado pelo paciente, aciona luzes coloridas e a famosa música “Tema da Vitória”, composta por Eduardo Souto Neto e tocada nas transmissões de Fórmula 1 da TV Globo. O espaço foi patrocinado pelo Grupo Roche, que fez uma campanha em 2019 para ajudar na revitalização da ala pediátrica do hospital.

O Pedro, de seis anos, também pôde festejar sua vitória no Cantinho. “É um momento muito aguardado por todos, principalmente por nós, pais e mães. É, literalmente, uma vitória”, disse Elisangela Pacheco Goulart, mãe do Pedro.

 

Benefícios ao tratamento

A médica oncopediatra responsável pelo setor, Larissa Polis Moreira, ressalta que o espaço servirá de estímulo para as outras crianças da unidade. “É uma forma de mostrar para os pacientes que essa fase difícil de internações prolongadas, de precisar abrir mão de atividades da rotina, um dia vai terminar. Se eles tiverem uma boa resposta ao tratamento, como acontece na maioria dos casos da oncologia pediátrica, logo serão eles que estarão aqui comemorando”, enfatiza.

 

Projeto

O Cantinho faz parte de um projeto de melhorias da Pediatria, custeado pelo Grupo Roche. A parceria ainda envolve a instalação da lan house, inaugurada em fevereiro de 2020, e o desenvolvimento da versão 2.0 do Ursinho Elo, projeto de humanização do hospital lançado em 2014. O espaço foi projetado pela arquiteta Marina Brandão, que pensou em todos os detalhes para que o momento fosse único.

A arquiteta Marina Brandão comenta que o projeto foi um desafio. “É um momento muito importante na vida de cada criança, de cada familiar, e que deve ficar guardado na memória com muita felicidade. Fizemos com muito amor e carinho. Fico feliz em imaginar a emoção de uma criança comemorando ali a sua vitória”, comenta.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias