Menu
Sábado, 10 de abril de 2021

PREFEITURA DE BARRA BONITA GANHA TERCEIRO PRÊMIO CONSECUTIVO DO PROGRAMA VERDE AZUL

.

06 de Fev 2021 - 14h:01 Créditos: Assessoria PMBB
Crédito: José Thiago do Nascimento, técnico ambiental encarregado da Secretaria de Meio Ambiente; e secretário Matheus Blazissa Martini

A Prefeitura de Barra Bonita é classificada pelo terceiro ano consecutivo pelo Programa Município Verde Azul que é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Saindo de uma pontuação de 2,18 em 2016 para 60 pontos em 2020 a cidade manteve sua colocação. Para avaliação do desenvolvimento do meio ambiente no município o programa traça metas e objetivos a serem seguidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

José Thiago do Nascimento - Técnico Ambiental encarregado da Secretaria de Meio Ambiente, interlocutor do Programa Município Verde Azul comemorou o resultado, junto ao Secretário Municipal do Meio Ambiente, Matheus Blazissa Martini que disse que o trabalho deve continuar para manter e subir no ranking melhorando as condições do meio ambiente em Barra Bonita.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. 

Prêmio

O Programa Município VerdeAzul – PMVA publica anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA. Tal Indicador, disponível aos agentes públicos e a toda a população, serve como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município.

Além de nortear a formulação de políticas públicas, o Ranking Ambiental é utilizado pelo PMVA na outorga das seguintes premiações regulares:

“Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).


  • “Prêmio Governador André Franco Montoro”, concedido aos municípios melhores colocados no Ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI’S. Trata-se de uma homenagem ao criador do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, embrião da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e defensor da descentralização administrativa e fortalecimento dos municípios.


Link do vídeo:
https://fb.watch/3qFpmgFosc/


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias