Menu
Terça, 16 de abril de 2024

Aeródromo de Bauru inaugura réplica da cápsula que trouxe Marcos Pontes do espaço 15 anos atrás

Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros fica na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 19-120

06 de Jun 2021 - 11h:56 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Foto: Matheus Santos/AstroPontes

Bauru celebra neste domingo o seu homem espacial, o astronauta Marcos Pontes que há 15 anos foi para a Estação Espacial Internacional (ISS) 15 anos atrás. Neste domingo, às 12h, será inaugurada a réplica da cápsula Soyuz TMA - módulo que trouxe o bauruense de volta à Terra, durante a sua missão espacial. A homenagem ocorre no Aeródromo de Bauru ao lado do monumento de Pontes.

Marcos Pontes foi ao espaço em 29 de março de 2006 e para celebrar a Missão Centenário data no sábado realizou um jantar. Neste domingo tem a réplica do módulo sendo inaugurado. O cara virou celebridade na cidade e hoje é um dos ministros do governo Jair Bolsonaro.

O site HORAH NOTICIAS publicou reportagem com vários detalhes sobre o evento. Reproduzimos alguns trechos, mas a íntegra está no link abaixo.

Aberta à visitação da população, o módulo tem capacidade de comportar até três pessoas por vez e conta com tecnologia para interação, entre eles: painéis, óculos 3D, conteúdos em áudio e vídeo com animações e vibrações, ar-condicionado, luz, fumaça, entre outras surpresas.

Ela foi idealizada pela Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes), e sua parte estrutural foi construída em Agudos. O painel interativo foi desenvolvido em Sorocaba, e o Serviço Nacional Aprendizagem Industrial João Martins Coube (Senai) de Bauru ficou responsável pela composição tecnológica.

A Missão Centenário, que levou o Tenente Coronel Aviador e Engenheiro Aeronáutico Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 29 de março de 2006, junto do russo Valery Tokarev e do americano William McArthur, foi fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos). Na missão de 10 dias, Pontes, que também foi o primeiro astronauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço, foi o responsável pela manutenção dos sistemas da espaçonave e pela execução de pesquisas científicas escolhidas pela Academia Brasileira de Ciências.


O nome da missão é uma referência aos 100 anos do primeiro voo tripulado de uma aeronave, o 14 Bis do brasileiro Santos Dumont, em Paris, 23 de outubro de 1906.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS DETALHES NO HORAH


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias