Menu
Sábado, 15 de maio de 2021

Sincomércio decide por conta própria abrir lojas no sábado das 10h às 14h

Para não perder o movimento do Dia dos Pais, comércio vai abrir no sábado das 10h às 14h

06 de Ago 2020 - 15h:52 Créditos: Paulo César Grange, com HORAH e Plantão de Polícia
Crédito: Paulo César Grange

Quando todo mundo esperava o prefeito Rafael Agostini tomar uma decisão sobre flexibilizar setores do comércio e serviço da cidade, quem toma à frente e anuncia que as lojas dos setores não essencias vão abrir neste sábado é o presidente do Sincomércio de Jaú, José Roberto Pena. O objetivo é aproveitar a véspera do Dia dos Pais para faturar um pouco nessa quarentena que dura desde o fim de março. A entidade informou a decisão por meio de comunicado. "(…) ao que parece, não haverá publicação de Decreto Municipal até o pronunciamento do Governador do Estado (marcado para sexta)” e, “neste cenário, (…) sempre evidenciando a necessidade de reabertura do comércio varejista não essencial aos sábados (…), fica facultado aos comerciantes a abertura dos estabelecimentos” – diz a nota, conforme noticiado pelo portal HORAH Notícias

Segundo a notícia, a omissão do prefeito levou a entidade a decidir por conta própria. É observado ainda que se o Estado progredir a região de Jaú da fase Laranja para a Amarela, “prorrogaremos o término do expediente em duas horas (até 16h), com jornada de seis horas”, diz o Sincomércio. A nota foi distribuída à imprensa e nas redes sociais, ressaltando a necessidade dos clientes seguirem os protocolos sanitários para evitar a propagação do coronavírus.


A mesma nota observa que o Shopping e o Território vão divulgar oportunamente os horários em que vão funcionar “nos finais de semana”. Por fim, a entidade se põe “à disposição da categoria, sempre trabalhando em favor do varejo e do crescimento” da cidade. Antes, havia expectativa de que Rafael publicasse decreto nesta 5ª feira (6), que contemplasse bares, lanchonetes, igrejas (fechados há cerca de cinco meses) e o comércio aos sábados (atualmente o setor funciona apenas de 2ª a 6ª feira), mas o documento não saiu.

O site Plantãodepolícia.net traz a versão do poder público, conforme segue: Consultado, o porta voz do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, Carlos Ramos, confirmou essa possibilidade, esclarecendo contudo, que a chance de estender a abertura das lojas por mais duas horas, vai depender do pronunciamento do governador João Doria, previsto para acontecer nesta sexta feira. “Com Jau na faixa Laranja, o comercio pode abrir aos sábados, a princípio, entre 10 e 14 horas. Estender esse horário por mais duas horas, até as 16, vai depender do Governo do Estado, que deverá divulgar uma nova reclassificação na sexta feira. Posterior ao pronunciamento do Governo, o prefeito Rafael Agostini deverá publicar um novo decreto, impondo as novas regras para a quarentena na cidade, alinhadas com as decisões do Governo” pontuou Carlos Ramos.


VEJA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA

O Sincomércio, através de sua diretoria, informa que, ao que parece, não haverá publicação de Decreto Municipal até o pronunciamento do Governador do Estado.

Neste cenário, realizamos diversas reuniões com o Poder Executivo, sempre evidenciando a necessidade de reabertura do comércio varejista não essencial aos sábados, principalmente para evitar aglomerações, em função da data comemorativa dos Dia dos Pais.

Assim, considerando que a região de Jaú está na fase 2 (LARANJA), de acordo com o Pano de São Paulo, fica facultado aos comerciantes a abertura dos estabelecimentos aos sábados, das 10:00 às 14:00, com jornada de quatro horas.

Contudo, na hipótese de alteração de fase (para a 3: cor AMARELA), que será divulgada após o pronunciamento do Governador do Estado e a publicação do Decreto Municipal, manteremos o horário da abertura (às 10:00) e prorrogaremos o término do expediente em duas horas (até às 16:00), com jornada de seis horas.É MUITO IMPORTANTE QUE OS PROTOCOLOS JÁ EXISTENTES PARA EVITAR A PROPAGAÇÃO DA PANDEMIA CONTINUEM. NÃO DEVEMOS RELAXAR NA ADOÇÃO E ORIENTAÇÃO DAS MEDIDAS JÁ IMPLEMENTADAS. SÓ ASSIM CONSIGUIREMOS EFETIVAR COM SUCESSO O RETORNO GRADUAL DE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA.

O CONSUMIDOR TAMBÉM DEVE FAZER A SUA PARTE. SÓ SAIA DE CASA SE NECESSÁRIO, SOMENTE UMA PESSOA POR FAMÍLIA E, SE POSSIVEL, PRESTIGIE O COMÉRCIO DE SEU BAIRRO.

O Território do Calçado e o Jaú Shopping Center disponibilizarão oportunamente os horários de abertura nos finais de semana nas redes sociais. Por fim, o Sincomércio continua à disposição da categoria, sempre trabalhando em favor do varejo e do crescimento de nossa cidade.

widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias