Menu
Sábado, 17 de abril de 2021

PRODUTORES PROTESTAM E DIZEM QUE VÃO CONTINUAR MOBILIZADOS CONTRA REAJUSTES

O recuo parcial do governo não foi suficiente para evitar o ‘tratoraço’, como foi chamado o protesto

07 de Jan 2021 - 21h:58 Créditos: Hora H Noticia, Hailton Medeiros
Crédito: Artur Filho/Hora H

pesar do recuo parcial do governador João Doria no reajuste do ICMS sobre insumos, produtos agropecuários e remédios genéricos, o ‘tratoraço’ foi realizado na manhã desta 5ª feira (7) e a mobilização vai continuar. “Cerca de 170 cidades se mobilizaram para levar essa resposta da sociedade paulista ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa”, comentou Eduardo Romão, presidente da Associcana, entidade que representa produtores de cana da região de Jaú.

“A gente espera que todos os aumentos sejam revogados. Por isso vamos continuar unidos e lutando por nossas causas e direitos”, emendou José Roberto Pena, presidente do Sincomércio, que congrega comerciantes e supermercadistas. O protesto em Jaú aconteceu em frente ao sítio da Associcana, à margem da rodovia Jaú-Bauru e contou com apoio de produtores rurais, Associação Paulista de Supermercados (APAS), Associação Comercial (ACIJ) e outros.

O recuo parcial do governo não foi suficiente para evitar o ‘tratoraço’, como foi chamado o protesto, por duas razões: não houve revogação total dos aumentos e imposições de tributos nem a medida foi publicada ainda no Diário Oficial do Estado (DOESP). As novas alíquotas foram aprovadas pelos deputados paulistas em outubro/2020 e entraram em vigor neste mês. “Isso vai onerar não só a produção, mas os alimentos no dia a dia do consumidor final”, frisou Eduardo Romão. “É efeito cascata: pega o produtor, a indústria, o comércio e quem consome. Foi um absurdo o que o governador fez, faltou sensibilidade. Tem produto da cesta básica que no final das contas ia subir 30%”, resumiu Beto Pena.

Beto Pena, do Sincomércio, e Eduardo Romão, da Associcana, lideraram protestos em Jaú (FOTO: Artur Filho/Reprodução)


A NOTÍCIA COMPLETA E MAIS FOTOS ESTÃO NO HORAH

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias