Menu
Terça, 16 de abril de 2024

Uso racional de medicamentos evita consequências graves

Cresce a busca por alguns remédios na pandemia e coordenador da Farmácia Unoeste reforça alerta sobre os riscos da automedicação

07 de Mai 2021 - 14h:00 Créditos: Assessoria Unoeste
Crédito: Dia Nacional de Conscientização do Uso Racional de Medicamentos é lembrado nesta quarta-feira (5) (Foto: Gabriela Oliveira)

Graças aos medicamentos, milhares de doenças têm cura ou ao menos têm seus efeitos minimizados, podendo a pessoa acometida levar uma vida normal. Ocorre que nenhum remédio está isento de efeitos indesejados. Ou seja, ele melhora o problema, mas pode alterar o estado de saúde de outras formas.  O Dia Nacional de Conscientização do Uso Racional de Medicamentos foi lembrado no dia 5, e, neste ano, os profissionais da área reforçam o alerta sobre os riscos da automedicação. Principalmente neste momento de pandemia, onde aumentou significativamente a busca por medicamentos sem comprovação científica.

O coordenador do curso de Farmácia da Unoeste, Dr. Luis do Nascimento Ortega, pontua que alguns medicamentos, dependendo de como são utilizados, podem levar até ao óbito. “Quando falamos de medicamentos, estão incluídas as plantas medicinais e fitoterápicos. Há uma tendência em achar que o que é de origem natural não faz mal, o que não é verdade”.

Na pandemia, muitas pessoas passaram a usar remédios sem comprovação de prevenção ou cura da Covid-19, inclusive fazendo uso diferente da forma prevista nas bulas. Conforme levantamento realizado pelo Portal G1 junto ao Conselho Federal de Farmácia (CFF), a venda da hidroxicloroquina (antimalárico), por exemplo, mais que dobrou: de 963 mil em 2019 saltou para 2 milhões de unidades em 2020. A ivermectina (antiparasitário) teve aumento de 557% de um ano para o outro.

“O uso de medicamentos sem prescrição médica e orientação adequada pelo farmacêutico pode trazer sérios prejuízos, como insuficiência renal, hepatites medicamentosas entre outras complicações”, ressalta o Dr. Luis Ortega. Outro alerta que o coordenador da graduação traz é sobre o risco de intoxicação. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os medicamentos são a primeira causa de intoxicação humana. No ano de 2017 foram registrados 20.637 casos, sendo que destes 50 foram a óbito e dois tiveram sequelas.

No processo de formação do futuro farmacêutico na Unoeste, o coordenador pontua que desde o primeiro termo, e em diferentes disciplinas ao longo de todo o curso, assim como em eventos acadêmicos, atividades de extensão, prestação de serviços e estágios, os estudantes são preparados para atuar de forma consciente e com ética profissional para combater o uso irracional dos medicamentos. A orientação é: “Todas as pessoas que tiverem um problema de saúde ou quiserem evitar um, e necessitarem fazer uso de medicamentos, devem procurar ajuda de um profissional habilitado (médicos e farmacêuticos). Nunca se automedique!”, frisa Dr. Luis Ortega.

Descarte dos medicamentos

O aumento do consumo de medicamentos também impacta no destino adequado quando estes estão vencidos ou em desuso, podendo gerar sérias consequências ambientais e para a saúde pública, conforme lembra o coordenador da Farmácia Unoeste. Não se deve descartá-los em ralos ou lixos! “Devem ser devolvidos à Farmácia onde foram adquiridos, para a adequada destinação. Recentemente foi publicado o Decreto nº 10.388 que estabeleceu o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso”, pontua.

Farmácia Unoeste

A área da saúde está entre as profissões que mais crescem no mundo. O curso de Farmácia da Unoeste é referência no país e está com inscrições abertas para o vestibular de meio de ano. Clique aqui e faça parte da 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo. Aproveite as condições especiais para quem se matricular neste mês de maio.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias