Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Trote sustentável auxilia na arborização de avenida em Jaú

Calouros da Medicina participaram de ação ambiental; ao todo já foram plantadas 180 árvores na Avenida João Franceschi

07 de Set 2021 - 09h:34 Créditos: Assessoria Unoeste
Crédito: Ação contribuiu para arborização de canteiro central na Avenida João Franceschi, localizada no bairro Jardim Alvorada na cidade de Jaú (Foto: Thais Gonçalves)

Promover o acolhimento, a integração e também unir esforços dos calouros com os veteranos e toda a comunidade acadêmica, é o objetivo do tradicional Trote Sustentável da Unoeste Jaú. A proposta é contribuir em uma ação proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) chamada “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, também conhecida como Agenda 2030. Neste início de setembro os novos estudantes da Faculdade de Medicina da cidade cumpriram mais uma das atividades propostas no trote.

A iniciativa, que teve o cuidado de seguir todos os protocolos sanitários devido à pandemia, reuniu os acadêmicos do 1º termo. Na ocasião, os alunos plantaram 30 mudas de árvores nativas e frutíferas no canteiro central da Avenida João Franceschi, localizada no bairro Jardim Alvorada. A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura de Jaú e contou com o auxílio da Secretaria do Meio Ambiente, que além de disponibilizar as mudas e dar todo o suporte necessário, também preparou uma oficina de plantio para os jovens.

A diretora de áreas verdes do município, Bruna Garcia, conta que essa ação da universidade entrou para o calendário de setembro deste ano da Secretária do Meio Ambiente. “Nós programamos várias ações para esse mês em comemoração ao dia da árvore, essa foi a primeira delas, a que está dando início ao nosso calendário de setembro”.

Essa é a 4ª turma que participa do plantio. As mudas de hoje, somando-se com as árvores plantadas nos semestres anteriores, já são aproximadamente 180 que nasceram dessa parceria, que a diretora destaca ser muito importante para o município e meio ambiente.

“Trazer a realidade dos alunos para a nossa prática gera uma sensibilização e uma conscientização da importância de cuidar do meio ambiente, de pertencer à causa e também à cidade. A partir do momento que você planta uma árvore, que aprende a cuidar dela, você cria um laço e começa a mudar suas atitudes em relação ao meio ambiente. E isso é fundamental, visto que a seca está muito grande e os resíduos estão em todo o lugar, se a gente não cuidar, futuramente não vamos ter”, inteira.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina e idealizador do projeto, Dr. José Oliveira Filho, o Trote Sustentável além de promover o acolhimento e a integração, também desperta o engajamento dos estudantes para contribuir com a ação proposta pela ONU, que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Essa iniciativa da ONU, para que os seus 193 países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030, é extremamente importante. Com isso, ao cumprir as tarefas propostas no trote, os estudantes têm a oportunidade de contribuir para um mundo melhor seguindo a Agenda 2030 de forma lúdica e prazerosa”, destaca.

Para a professora responsável pelo projeto, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, o Trote Sustentável da Unoeste só tem pontos positivos. “Ele promove toda integração sem impor nenhum tipo de humilhação e constrangimento aos calouros. Sem falar que as ações que estamos realizando, assim como as atividades de extensão, visam também aproximar a Unoeste da comunidade jauense, afinal, contribuir com a cidade é um dos propósitos da universidade”, acrescenta a professora.

O calouro do curso de Medicina, Marcos Vinicius Barbosa, 20, é jauense e relata que participar dessa ação do plantio foi muito especial e gratificante, principalmente por ser na sua cidade. “Essa foi a primeira vez que plantei uma árvore e eu achei incrível poder fazer isso na faculdade, junto com meus novos amigos e ainda na minha cidade”. Ele menciona também que o Trote Sustentável está trazendo muitas lições de como cuidar e preservar o meio ambiente. “São atividades para tornar o mundo melhor, que não geram bullying, constrangimento ou violência, como vemos sempre nos noticiários. Estou muito feliz por ter participado da ação. Sempre que passar por aqui vou saber que contribui com a arborização da avenida”, finaliza.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias