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Sábado, 17 de abril de 2021

Alimentação saudável ajuda a fortalecer imunidade na quarentena

Professora da Anhanguera de Jaú dá dicas de alimentos que podem ser consumidos para melhorar as chances de defesa do organismo e ajudar na prevenção do coronavírus

08 de Abr 2020 - 11h:45 Créditos: Reprodução
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Neste período de quarentena, em que "prevenção" é a palavra-chave para impedir a disseminação do coronavírus, é natural que a preocupação com a saúde aumente, principalmente para pessoas que integram os chamados grupos de risco. Idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica são mais suscetíveis ao vírus e, por isso, necessitam fortalecer o sistema imunológico. Segundo especialistas, uma alimentação saudável, embora não seja suficiente para combater a doença, tem um importante papel no aumento da imunidade, ampliando assim as chances de defesa do organismo.

Gabriela Kraft Florêncio Ferreira, professora da Anhanguera de Jaú orienta uma dieta a base de alimentos com fonte de vitamina C. "Goiaba, abacate, acerola, kiwi e limão, sempre associadas a boas fonte de proteínas, como ovos e frango são recomendados, além de alimentos com fibras e probióticos, que ajudam no trato do intestino", explica.
As oleaginosas como castanhas, amendoins e nozes, de acordo com a especialista também são recomendadas, pois contém zinco e selênio, que são antioxidantes e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico. O consumo de saladas no almoço, com folhas verde-escuras, que oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, também são dicas importantes.
Além da alimentação, Gabriela chama atenção para a qualidade do sono, que afeta diretamente a imunidade. "É necessário dormir bem e reduzir os níveis de estresse para melhorar a imunidade. Há opções interessantes de chás que podem ajudar a relaxar, como camomila, mulungu e passiflora", completa.

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