Menu
Segunda, 12 de abril de 2021

Abril Marrom: um alerta para a saúde dos olhos

Projeto Enxergando o Futuro promove ciclo de lives com especialistas em várias áreas

08 de Abr 2021 - 09h:40 Créditos: Assessoria/Lettera
Crédito: Diniz Cândido, advogado especializado em direito do trabalho

Em apoio ao Abril Marrom, mês de conscientizar a população sobre a importância da saúde dos olhos e prevenção da cegueira, o projeto Enxergando o Futuro promove um ciclo de lives. De 12 a 15 de abril, às 19 horas, no canal do YouTube (https://www.youtube.com/enxergandoofuturo), Daniela Reis Frontera, idealizadora e multiplicadora do projeto recebe especialistas para abordar temas importantes.

“Nesta semana de encontros vamos tratar de assuntos como os direitos trabalhistas do deficiente visual, uma pauta importante para empresários e colaboradores, vamos falar sobre a luta das mulheres com deficiência visual e sobre as doenças que podem causar a cegueira e como preveni-las. No último dia, vamos descobrir e aprender a usar os recursos disponíveis no iPhone para usuários que não enxergam ou que tenham baixa visão”, explica Daniela.


Programação:

12/4 – Direitos trabalhistas para as pessoas com deficiência visual

Convidado: Diniz Cândido, advogado especializado em direito do trabalho, servidor público federal no TRE-SP e secretário da Secretaria de Tecnologia e Acessibilidade da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB).

13/4 - A luta das mulheres com deficiência visual 

Convidada: Josiane França, modelo, ativista, integrante da coordenação executiva de comunicação do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão e da coordenação do Movimento Político das Pessoas com Deficiência.

14/4 - Cuidados preventivos para a saúde dos olhos 

Convidado: Doutor Josmar Sabage, médico oftalmologista, especialista em cirurgia de retina e vítreo. Ele é médico do Instituto de Olhos e Otorrino de Bauru (IOOB), do Instituto Lauro de Souza Lima e docente do Curso de Medicina da USP Campus Bauru. 

15/4 - Recursos disponíveis no iPhone para usuários com deficiência visual

Convidado: Os Camaradas do Acessibilidade Apple, grupo de voluntários que ajudam o deficiente visual a ter mais autonomia ao manusear os produtos da Apple. 

Josiane França, modelo, ativista, integrante da coordenação executiva de comunicação do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas

 Sobre o projeto

O projeto social Enxergando o Futuro foi criado pela empresária Daniela Reis Frontera que, aos 23 anos, foi diagnosticada com uma doença rara nos olhos. Diante sua dificuldade em encontrar um profissional ou uma instituição para aprender braile, a iniciativa nasceu para levar a alfabetização ao alcance de todas as pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Atualmente, Daniela tem 20% da visão. 

As aulas do projeto começaram em novembro de 2019, na cidade de Duartina, com 10 alunos. Devido à pandemia e ao isolamento social para conter o novo coronavírus, o ensino migrou para uma plataforma on-line, o que gerou muita procura. O resultado foi o crescimento no número de alunos, atualmente com mais de 150 em todo o Brasil. 


Serviço: 

Abril Marrom: ciclo de lives, de 12 a 15 de abril, às 19 horas, horário de Brasília, no canal do YouTube do projeto Enxergando o Futuro (https://www.youtube.com/enxergandoofuturo)

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias