Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Secretaria de Cultura sai do centro e vai para antiga estação de trem

Novo local se notabilizou na última década por sediar eventos culturais, enquanto o prédio 'abandonado' era a casa do Projeto Guri

08 de Mai 2021 - 10h:27 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: PC Grange

Será que o prédio da Casa da Cultura de Jaú ficou grande demais para a tanto que se produz hoje na Secretaria de Cultura de Jaú? Pode ser, afinal com a pandemia que perdura há mais de um ano muitas ações foram suspensas ou canceladas. Não se tem quase nada de eventos culturais na cidade, nem mesmo nesta retomada da economia agora com permissão de volta das atrações artísticas. Diante disso, a Prefeitura de Jahu fechou o prédio histórico da rua Tenente Lopes e vai transferir o que sobrou da Secretaria de Cultura para o prédio da antiga estação de trem da cidade. 


A mudança foi anunciada na sexta-feira pela Secretaria de Comunicação por meio de um comunicado simples, sem dar detalhes do motivo da mudança ou de quanto será economizado com aluguel na região central. "A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo comunica que a pasta está em novo endereço. A partir desta sexta-feira (7) a Secretaria funciona na antiga Estação Ferroviária, na Rua Prefeito Francisco de Toledo Arruda, na Chácara Canhos. A Prefeitura vai oficializar a mudança em evento com data a ser definida.  

A nova sede da Cultura já teve outras denominações desde mandatos de Osvaldo Franceschi e Rafael Agostini, como Estação do Som e Estação Cultura. Já sediou o Projeto Guri, cursos de pintura, crochê e artesanato, foi palco para festivais de rock e de música sertaneja, teve grandes shows musicais, incluindo no fim do ano passado no Festival Aldir Blanc (área externa), mas alguns anos antes teve shows de artistas nacionais, como Nando Reis.


O prédio até onde funcionou a Cultura, no cento da cidade, funcionava também a Casa de Cultura, local de exposições e apresentações culturais, especialmente do Projeto Guri, que chegou a utilizar várias salas para atender aos mais de 300 alunos matriculados. Por um período a Cultura dividiu o espaço com a Secretaria de Esportes. O prédio chegou a ser a casa do papai noel em Jaú e ficou tradicional com as apresentações de papai noel nas janelas decoradas no período natalino.

Casa da Cultura: local tradicional com decoração natalina e apresentação de papai noel nas janelas

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias