Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Programa de Prevenção ao Melanoma retorna atendimento no Hospital Amaral Carvalho

Pacientes devem agendar horário para receber orientações; serviço estava suspenso por conta da pandemia do COVID-19

08 de Jul 2020 - 23h:22 Créditos: Assessoria, HAC
Crédito: .

O Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho (HAC) retornou os atendimentos nesta quarta-feira (8/jul). A iniciativa, mantida junto à Secretaria Municipal de Saúde de Jaú, estava com atendimentos suspensos ao público por conta da pandemia de Coronavírus (COVID-19).

O programa tem como objetivo auxiliar no diagnóstico precoce do melanoma além de orientar a população sobre os fatores de risco para desenvolvimento desse tipo de câncer de pele. Respeitando as regras de isolamento durante a pandemia, estaremos atendendo da seguinte maneira: pacientes com lesões suspeitas que queiram receber orientações devem agendar o atendimento para evitar aglomerações. O telefone é (14) 3602-1200 ramal 1627. A unidade funciona das 7h30 às 16h.

De acordo com a dermatologista responsável pelo programa de prevenção, Ana Gabriela Salvio, o câncer de pele é o tipo mais incidente na população mundial. “O melanoma representa apenas 4% dos tipos de câncer de pele, mas é responsável por 60% das mortes em decorrência de tumores na pele”, explica. O diagnóstico precoce pode acarretar altas chances de cura da doença. “Nosso programa promove diagnóstico precoce e orientação sobre a doença para a população de Jaú, por isso, a importância de divulgar o retorno do atendimento.”

A especialista ressalta que é importante ficar atento ao aparecimento de pintas com as características do ABCDE do melanoma. “Caso observe alguma lesão de cor preta, entre em contato e agende o atendimento.” Confira:

 A – assimetria: um lado diferente do outro
B – bordas irregulares ou pouco definidas: contorno que não seja circular ou oval
C – cores variadas: tons de marrom, preto, branco ou vermelho na mesma pinta
D – diâmetro maior que seis milímetros: área comparada à espessura de um lápis
E – evolução: alterações com o passar do tempo

 Serviço
Rua Rui Barbosa, 374 - Jaú - SP
Telefone: (14) 3602-1200 – ramal 1627
Atendimento somente com agendamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias