Menu
Sábado, 02 de março de 2024

Pilotar, o sonho possível nas asas da diversão

.

09 de Fev 2024 - 09h:00 Créditos: .
Crédito: Freepik

Tradição antiga originada na China, empinar pipa cativa pessoas de todas as idades. Simbolicamente, essa diversão representa o sonho de voar e, por extensão, a paixão pela aviação. Enquanto passageiro, ainda que o voo seja o meio para, por exemplo, uma viagem turística, a emoção em voar é a primeira a se manifestar.

Enquanto profissão ou por lazer, pilotar avião é desejo que a maioria de nós cultivou ao menos uma vez na vida, mas passa por barreiras importantes. Uma delas, os altos custos que envolvem conquistar o brevê. O primeiro passo é o brevê de piloto privado, básico, mas, ainda assim, envolve pacote ao custo entre R$ 90 mil a R$ 130 mil reais.

Às aulas teóricas e práticas se somam ao conhecimento pleno do inglês, bem como o domínio perfeito do alfabeto fonético e numérico internacional. Conhecido por alfabeto da aviação, ele é utilizado por diferentes setores que empregam radiocomunicadores em suas operações. O uso do sistema tem por objetivo evitar confusão entre letras com sons semelhantes, como “M” e “N”, “B” e “D”, “D” e “T” e tornar precisas as conversas mediadas por radiocomunicadores. No âmbito da aviação, inclusive e muito para evitar acidentes que possam ser causados por traduções equivocadas.

O inglês impecável, o conhecimento pleno do alfabeto da aviação e outras técnicas exigidas para ser piloto de primeira linha são dispensáveis quando se trata de conduzir um avião por pura diversão. É isso que proporciona o Aviator, jogo multiplayer lançado pela Spribe em 2019, logo conquistando a preferência mundial na categoria. A seguir, estão abordados alguns aspectos que fazem desse título o campeão mundial das slots online.

Foto: Freepik

O Aviator, ou jogo do aviãozinho, é um tipo de slot enquadrada na categoria “crash” ou “jogos de explosão” - a aposta é feita e o aviãozinho começa a voar. Quanto mais ele sobe, maiores são os multiplicadores da aposta inicial. Contudo, há o momento quando a aeronave desaparece da tela. Se tal acontecer antes que o jogador sinalize a interrupção do voo e colete seus ganhos, a aposta é zerada. Simples assim.

O interessante é que para alcançar tal simplicidade, a Spribe lançou mão de desenvolvedores de jogos experientes em algumas especialidades comuns aos pilotos de aeronaves, tais como conhecimento em aerodinâmica e domínio absoluto de linguagem específica – não a fonética mas, no caso do Aviator, a linguagem Java, considerada excelente para servir de base à construção da mecânica e da funcionalidade de jogos.

Ao divulgar as novidades do Aviator para 2024, que incluem recursos de realidade aumentada “capazes de oferecer experiência mais imersiva e visualmente atraente”, a Spribe dedicou espaço generoso para discorrer sobre os reforços aplicados aos protocolos de segurança, com vistas a “garantir um ambiente de jogo seguro e protegido, para bem guardar as informações dos jogadores e eliminar fatores que possam mal influenciar a diversão”.

Outro aspecto que a Spribe destaca já desde a criação do Aviator é a compatibilidade do aplicativo com várias plataformas – smartphone, tablet ou desktop, “adaptabilidade que atende a diferentes sistemas operacionais e preferências pessoais”.  O que se estende à disponibilidade em diversas plataformas, como Android, iOS, Windows e MacOS.

Saber sobre as tecnologias que baseiam o que é visto na tela não é, certamente, o foco principal de quem quer tão somente se divertir com o jogo. Contudo, é até curioso avançar nos bastidores complexos que permitem a simplicidade da interação com o Aviator. Cenário formado por enorme aparato tecnológico e profissionais com grandes habilidades de codificação, de computação gráfica e dos princípios da física, dentre outros.

Para não dizer que não foram abordadas as dicas, questão que faz brilhar os olhos dos adeptos do Aviator e de outros jogos, aqui vai uma delas, lembrando que dicas não garantem vitória.  No chat do jogo, há disponível a função para comunicação com os demais participantes. Poderá ser observado como eles jogam, uma das melhores maneiras de compreender a dinâmica. Ao se comunicar com outros participantes, podem ser colhidas informações valiosas para aprender com eles e utilizá-las, se o observador as julgar convenientes.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias