Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Cineasta e educador cultural de Jaú, Ricardo Rodrigues, prepara lançamento do projeto 'Zinho – Stop Motion na Infância'

Programa oferece mais de 50 oficinas educativas gratuitas na APAE e o curta-metragem “Zinho, o Filhote”

09 de Set 2021 - 11h:49 Créditos: Thiago Paleari/Divulgação
Crédito: Aline Rodrigues / Divulgação

O cineasta e produtor cultural de Jaú, Ricardo Rodrigues mergulha mais uma vez no universo da animação e da educação sociocultural para apresentar o projeto: “Zinho – Stop Motion na Infância”. Contemplado pela Lei de Incentivo PRONAC nº 203605, o programa será dividido em duas frentes: as oficinas socioeducativas e o curta-metragem. A primeira etapa, terá início na quarta-feira, 14, a partir das 08h, na APAE de Bariri, interior de São Paulo.

Com o olhar atendo e sensível, Ricardo Rodrigues irá ministrar 59 oficinas de arte para os usuários da associação; as atividades serão semanais, sempre às quartas-feiras, em dois períodos. O material também será divulgado nas redes sociais do projeto.

“Sou professor na APAE e gosto muito de trabalhar com atividades socioeducativas com crianças. Acredito que a arte e a cultura têm um papel fundamental no desenvolvimento humano, independente se há alguma deficiência ou limitação. Ensinar a arte do stop motion e da animação baseado na história do filme Zinho será prazeroso e incluso, pois o curta aborda esses temas”.

A atividade tem total apoio da gestora da entidade, Silvia Gandara, e da coordenadora, Cecilia Brinkmann Cantero Ultramare.



Aline Rodrigues / Divulgação


SERVIÇO
Oficina sobre Stop Motion na APAE Bariri
Dia 14 de setembro (terça-feira)
Horários: das 08h às 1130h e das 13h às 1630h



“Zinho, o Filhote”
Os valores de inclusão e amizade estão presentes no curta-metragem “Zinho, o Filhote”, que tem previsão de lançamento para fevereiro de 2022.  

O enredo é construído a partir da ética moral de Kéti, uma criança de cinco anos que faz o papel central da trama. Durante a aventura, a mocinha encontra Loran, um menino com paralisia facial que mostra muita garra e superação. As crianças têm a companhia do cachorro Zinho, que expressa amor e companheirismo.

O curta “Zinho, o Filhote” é do gênero drama/aventura, disponível para todos os públicos. A primeira exibição também será na APAE e, posteriormente, segue para as cidades da região como, por exemplo, Boracéia, Jaú, Bariri, Bauru e Pederneiras. Em breve, o cronograma completo, com datas e horários, será disponibilizado nas redes sociais do projeto.



Aline Rodrigues / Divulgação


Desafios
A ideia de “Zinho, o Filhote” é criar um curta-metragem com todas as técnicas do stop motion, incluindo animação em 3D, bonecos e personagens. A dinâmica criou um obstáculo: encontrar profissionais na região especializados na técnica do stop motion, trilha sonora autoral para cinema, construção de personagens tridimensionais etc. Mas, como um dos papeis do produtor cultural é capacitar as pessoas e gerar oportunidades de trabalho, o diretor geral Ricardo Rodrigues conseguiu montar uma equipe apta para desenvolver o projeto.     

Ricardo Rodrigues
Diretor premiado no Mapa Cultural Paulista com o curta “os Engraxates”. Ricardo já aprovou mais de 1 milhão em projetos Culturais entre editais e Lei de incentivo. Destaque na liderança em projetos Culturais com crianças e adolescentes de vulnerabilidade social. Realizou mais de 50 projetos na cidade e região. Realizou 20 filmes autorais entre curtas e longas, produziu 12 peças e esquetes teatrais em escolas e entidades sociais.

Principais Projetos
2021 – Pronac – 178.510
Direção /Arte Educador - Curta
animação Stop motion “Meninos
Bumerangues” – Jaú/Bariri

2021 – PROAC ICMS 23547 –
Produção/Direção /Arte Educador
Curta “Catador de cachorro morto”
Jaú

2020 – Aldir Blanc -Doc –
Produção/Direção /Arte Educador -
Longa 50 anos de Capoeira em Jaú.


Produtora Bela Balela
Com o estúdio em Jaú, no interior de São Paulo, a produtora é encabeçada por Ricardo Rodrigues, um profissional que tem uma vida dedicada à arte. Ricardo é produtor, diretor de teatro e cinema e arte educador há muitos e muitos anos, realizando mais de 50 projetos no centro-oeste paulista, 20 filmes autorais e 12 peças teatrais. Arista inquieto, Ricardo trabalho na criação do filme “Zinho em stop motion que em breve será apresentado.


CONTATOS
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCi71B8CgyJiauXp44lUoitA
Facebook: facebook.com/Belabalela.ricardo.rodrigues
Instagram: @bela.balela
Twitter: @Bela_Balela

Ficha Técnica:
Aline Rodrigues: Fotografia Still e Assistente de Arte
Noemi Rodrigues: Produção executiva, Publicidade e Assistente de Arte
Julio Campagnolo: Editor
Thiago Paleari: Assessor de Imprensa e Social Media
Daniel Pegorin: Design 3D
Célia Bonifácio: Figurino


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias