Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Águas de Jahu usa produto para limpeza de gordura na rede coletora de esgoto

.

10 de Jul 2020 - 08h:10 Créditos: Redação
Crédito: .

Águas de Jahu está utilizando um novo produto para limpeza de gordura das redes de esgoto da cidade. Trata-se de um detergente, chamado Economic Cleaner, feito à base de água e matérias primas renováveis, facilmente biodegradável. Segundo o superintendente, Ivan Mininel, o produto foi testado pela concessionária e apresentou resultado satisfatório.

 "Os resultados foram excelentes, com grande eficiência na eliminação da gordura, vindo ao encontro de nossos objetivos de buscar e usar as melhores soluções e tecnologias em nossas atividades", afirma.

De acordo com o gerente operacional da concessionária, Philippe Araujo, inicialmente, foram identificados pontos críticos que tinham maior histórico de obstruções - locais ideais para se fazer os testes -, onde problemas causados por descartes irregulares de óleos, gorduras e produtos desengraxantes eram recorrentes.  O produto é usado numa dosagem de 3%, misturado com água, sendo aplicado nas redes e poços de visitas através de caminhão vacall.

Nos testes, iniciados no começo de abril, cada ponto que recebeu o produto foi monitorado e foi realizada comparação com o mesmo período do ano passado. Após 75 dias de avaliação, os resultados alcançados ficaram acima de 96% de eficiência na não obstrução por gordura.

 "Aplicamos o produto em 80 poços de visitas e 4.300 metros de redes de esgoto, locais em que, na comparação com 2019, tivemos 28 obstruções de 01/04/2019 a 09/06/2019, enquanto que de 01/04/2020 a 09/06/2020, após aplicação do detergente, apenas uma", explica Araujo.


O gerente operacional enfatiza que o produto é de uso preventivo, ou seja, aplicado nas ações de limpeza das redes coletoras de esgoto para sua conservação, mas faz um alerta.

 "O ideal é que se evitem lançamentos irregulares na rede de esgoto, que são proibidos por leis que preveem punições a quem os fizer. A rede é de uso comum e sua obstrução pode trazer prejuízos e transtornos para todos, como transbordamento e retorno de esgoto aos imóveis. A colaboração de todos é fundamental para que a rede funcione adequadamente".

 "Pelo fato de o produto ser biodegradável e inerte às tubulações e equipamentos do sistema de esgoto, pode ser usado tranquilamente, sem efeitos nocivos ou danosos às redes.  Após os resultados positivos que demonstraram a sua eficiência, ele passará a ser usado regularmente pela concessionária. Águas de Jahu busca usar o que há de mais moderno e eficiente nos sistemas de água e esgoto, com o objetivo de sempre prestar os melhores serviços aos nossos clientes", finaliza Mininel.

widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias