Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

UFSCar e Fatec Jahu produzem e doam protetores faciais à Santa Casa de Jahu

.

10 de Jul 2020 - 12h:13 Créditos: Assessoria, SCJ
Crédito: Rodrigo Galvão de Castro (professor), Ana Carolina Barbosa de Souza (aluna), Rosangela Monteiro dos Santos (professora), Carlos Cezário (Supervisor de Suprimentos da Santa Casa) e Eliton Rodrigo Medeiros (aluno)

Faculdades e Universidades públicas de São Paulo também estão contribuindo na luta contra o Coronavírus (Covid-19). Em maio, a Santa Casa de Jahu recebeu doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) produzidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec).

A Fatec entregou 70 protetores faciais. Os itens foram fabricados por alunos da unidade em parceria com empresas da cidade, da Escola Industrial de Jaú (Etec Joaquim Ferreira do Amaral) e com o curso de Design da Unesp em Bauru.

“Escolhemos a Santa Casa como o primeiro lugar para receber os equipamentos por ser um hospital da nossa cidade, por ser público e ter alta demanda de atendimentos da população de Jaú e região. Acreditamos ser uma maneira de contribuir enquanto Instituição de ensino superior que visa a formação de profissionais tecnólogos com competências técnicas e comprometidos com a sociedade de maneira geral”, explica a professora Rosangela Monteiro dos Santos, coordenadora do GEPro, Grupo de Estudos da Produção.

Além dela, participaram da iniciativa: professor Flávio Cardoso Ventura (coordenador do GEPro) Amanda Michelle Dalla Bernardino, Ana Carolina Barbosa de Souza, Eliton Rodrigo Medeiros, Mariana Michelon Seidenari, Alberto Urrêa Trajai, João Vitor Gazano Silva (alunos de Gestão da Produção Industrial e integrantes do GePro), Maurício Hilst (professor do curso de Eletroeletrônica da Etec Jaú), Luís Carlos Paschoarelli (professor do Laboratório de Ergonomia e Interfaces da Unesp Bauru) e a Dolccini Calçados.   



Daniel Braatz (professor coordenador do projeto), Luiz Geraldo Moschetto (técnico de segurança do trabalho da Santa Casa) e Esdras Paravizo (aluno)

UFSCar

Já a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) organizou uma rede colaborativa composta por pessoas e empresas parceiras, engajadas na fabricação de protetores faciais (face shield). Até agora, foram distribuídas 10.600 máscaras de proteção para 34 cidades de São Paulo e Minas Gerais.

O projeto mapeou as necessidades de hospitais públicos, Santas Casas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para a Santa Casa de Jahu, foram enviadas 300 unidades.

“Neste momento de pandemia, a Universidade consegue, com agilidade, possibilitar que as pesquisas acadêmicas desenvolvidas dentro dela se tornem respostas para a população. A face shield é um ótimo exemplo, pois trata-se de um equipamento que foi projetado a partir de pesquisas, auxiliando e protegendo profissionais da área da saúde (extensão) e que proporcionou aprendizado (ensino) para alunos de Graduação e Pós e todos os envolvidos. É um ciclo que se alimenta e promove benefícios para toda a sociedade”, explica a professora da UFSCar e membro do projeto, Fabiane Lizarelli.

Dezenas de pessoas de dentro e fora da universidade estão envolvidas nas etapas de produção dos protetores faciais, mas um grupo de nove integrantes participam diariamente da ação. São eles:

Daniel Braatz (coordenador do projeto e professor do Departamento de Engenharia de Produção), Alessandra Rachid, Fabiane Lizarelli, Fabio Molina (professores do Departamento de Engenharia de Produção), Telma de Macedo Melo, Tiago Nordi (técnico do Departamento de Engenharia de Produção), Carol Corsi e Mariana Martins dos Santos (pós-doutorandas do Departamento de Fisioterapia) e Esdras Paravizo (aluno do Departamento de Engenharia de Produção).

Onze empresas também colaboraram com a iniciativa, seja com a doação de materiais, montagem e fabricação de peças: 3M, Creare Reabilitação Fisioterápica, Aquarela Papelaria, Sabic Innovative Plastics, Bio Art Equipamentos Odontológicos, Intecmat, Braskem, Fiveltec Indústria Metais, Usifer Indústria Metalúrgica, Solis Indústria e Comércio de Aquecedor Solar S.A e Tecnident.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias