Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Coletores de lixo de Jaú querem serviço noturno e uniforme novo

Secretário prometeu resolver as questões ligadas à sua Secretaria e que outros assuntos serão levados a setores e secretarias com competência para resolvê-los.

11 de Mar 2021 - 14h:59 Créditos: Paulo César Grange
Crédito: Divulgação/SEMEIA

Os trabalhadores do setor de coleta de lixo domiciliar de Jaú aproveitaram reunião às 5h da manhã desta quinta-feira para pedir à Secretaria de Meio Ambiente que o trabalho passe a ser realizado no período noturno.  Assim, evitaram o problema com o sol forte e com o trânsito, tendo em vista que o trabalho coincide com a “hora do rush” matinal.

  O secretário de Meio Ambiente (SEMEIA), Amilcar Marcel de Souza (Cecéu), reuniu-se com os coletores de resíduos nas dependências do CEPROM (Centro de Produção Municipal) para falar de alguns ajustes na rotina de trabalho. Além de ter de pensar na proposta de coleta noturna ele vai ter de arrumar novos uniformes para os profissionais da limpeza.

Segundo o titular da pasta Amilcar Marcel de Souza (Cecéu) o encontro teve como objetivo troca de informações. O secretário apresentou trabalhos realizados para melhoria do serviço e segurança dos coletores. Os funcionários apresentaram algumas reivindicações.

Na nota enviada pela Secretaria de Comunicação está o motivo do pedido sobre novo uniforme: “ Trabalhadores querem mudança da cor do uniforme (atualmente laranja) assim que o estoque reduzido acabar. Eles alegam que a cor laranja também é usada por empresas da iniciativa privada. Os coletores dizem serem às vezes confundidos com funcionários dessas empresas, resultando em agressões da população, ora descontente com o trabalho prestado por elas.”

Melhorias – Segundo Cecéu, foram adquiridos EPIs (Equipamentos de Segurança Individual) para os coletores e adotou-se fiscalização diária nos caminhões de coleta de lixo. Antes de o veículo iniciar atividade de coleta itens de segurança como freios, lanternas e barra de segurança para apoio dos coletores entre outros são verificados.

Cecéu afirma que a queda no número de acidentes de trabalho mostra que o checklist diário já surtiu efeito e que em breve vai apresentar relatório mais detalhado. Ele prometeu resolver as questões ligadas à sua Secretaria e que outros assuntos serão levados a setores e secretarias com competência para resolvê-los.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Tuco Bauab e o vereador Luiz Henrique de Oliveira Souza (Chupeta).

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias